Após uma série de evidências comprovando a existência de um grupo de indígenas que vive isolado na Ilha do Bananal, no Tocantins, a Justiça Federal determinou, nesta terça-feira (12), que a entrada e circulação de pessoas na região da ilha conhecida como Mata do Mamão seja restringida. O juiz federal Adelmar Aires Pimenta, titular da 1a Vara Federal de Palmas, estabeleceu o prazo de 60 dias para que a União, Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) cumpram a liminar.

Na decisão, também foi determinado que seja apresentado um plano de trabalho com as medidas que serão adotadas para “localizar e qualificar os registros da existência dos Avá-Canoeiro na Mata do Mamão”. O trabalho de localização dos indígenas deve ser executado no prazo de 12 meses.

A liminar foi motivada por uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) que apresentou indícios sobre uma “suposta violação à integridade física e ameaças a índios isolados que vivem na Ilha do Bananal”. O juiz federal Adelmar Aires Pimenta destacou que após obter evidências concretas da existência de um grupo indígena isolado na Mata do Mamão o MPF expediu recomendações à FUNAI e ao ICMBio para que adotassem medidas urgentes de proteção àquelas pessoas. Mais de 10 dias depois, “não houve qualquer resposta dos entes destinatários das recomendações”.

No inquérito civil consta a informação de que um indígena que vive isolado teria sido morto por um fazendeiro, dono de um retiro arrendado na Ilha do Bananal. O MPF alega que a Funai está sendo omissa “ao não realizar diligências para identificação, localização e proteção dos índios isolados da Mata do Mamão”.

Indícios da existência de indígenas isolados

Vários relatos comprovam a existência de um povo indígena não identificado na Ilha do Bananal. Um deles descreve que durante um sobrevoo na  região da Mata do Mamão, no dia 9 de outubro deste ano, quando um helicóptero do Exército atuava no combate às queimadas, servidores do Ibama que estavam na aeronave avistaram um grupo de indígenas Avá-Canoeiro.

m dos servidores relatou que avistou, “bem de perto, oito indígenas isolados, duas crianças que correram na frente e seis adultos que as acompanhavam, todos cabeludos, nus, de caras (pintadas de) pretas que aparentemente estavam se alimentado embaixo de um pé de jatobá, e que ao avistarem o helicóptero, correram muito rápido para debaixo de uma moita de cipó muito fechada onde ficaram até o helicóptero se afastar”.

O juiz federal Adelmar Aires Pimenta concluiu que “a ausência de uma pronta e eficaz resposta do Poder Judiciário para suprir a omissão dos órgãos demandados pode prolongar a situação de violação aos direitos, que ameaça seriamente a sobrevivência física e cultural da comunidade indígena”

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAraguaína sedia torneio de futebol de base com mais de 60 equipes de três estados
Próximo artigoMoisemar Marinho entrega Título de Cidadão Palmense ao ex-deputado João Renildo de Queiroz