d7cadef16e7a80ad4b117d0ce006220eO prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, promoveu uma reunião na manhã desta quinta-feira, 3, em seu gabinete, para definir estratégias de combate à criminalidade na cidade. Estiveram presentes na reunião representantes do Ministério Público Estadual (MPE), da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Araguaína), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Câmara Municipal e das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.

“Chamamos os principais órgãos envolvidos na segurança para dar efetividade em algumas ações que são possíveis”, declarou inicialmente o prefeito. Dentre os pontos discutidos e ações confirmadas, está a intensificação de blitz em toda a cidade, tanto no trânsito como também em bares e estabelecimentos comerciais ao longo de toda as semanas.

Também ficou definida a criação de um fórum permanente de segurança pública. “O fórum será para discutir outras ações de curto e médio prazo, como a implantação de sistema de videomonitoramento, que já passou da hora de fazer, pois tecnologia tem que ter, isso é fundamental”, pontuou o prefeito.

O primeiro encontro do fórum está marcado para o próximo dia 25 de novembro, no auditório da Aciara, quando também serão convidados os deputados estaduais da cidade, bem como representantes do Governo do Estado na área da segurança pública.

O promotor Benedicto Guedes Neto participou da reunião e falou da importância da criação de um fórum permanente de segurança pública. “A intenção desse fórum hoje com todas as forças de segurança pública é realmente efetivar esses projetos. Então estamos estabelecendo prazos, para que esse projeto venha a ser cumprido efetivamente”, declarou.

Ações para juventude

Outra definição foi promover algumas ações pontuais no sentido de levar às escolas estaduais cursos de qualificação para a juventude. “Também promover outras ações que envolvam os jovens e deem a eles uma condição com a iniciativa privada.  Por exemplo, a implantação efetiva de Jovem Trabalhador, de Menor Aprendiz, para que a gente tenha alternativas para que esse jovem não enverede para o caminho errado”, explicou Dimas.

Agência de Segurança e Trânsito

O prefeito aproveitou também para anunciar que já vai encaminhar para a Câmara Municipal o Projeto de Lei que vai transformar da Agência de Transporte e Trânsito em Agência de Segurança e Trânsito. “Em seguida a isso, a elaboração e a execução de um concurso público para os guardas municipais”, explicou.

Estado

Dimas também reforçou a cobrança junto ao Governo do Estado em relação à segurança pública. “Isso, claro, sem deixar de cobrar a responsabilidade do Estado, mais policiamento, mais policiais civis, mais policiais militares, mais equipamentos, uma condição de trabalho mais adequada para que os policiais possam desenvolver suas ações”, declarou.

Tolerância Zero

O prefeito também pediu a união de todos para combater a criminalidade em Araguaína. “Nós precisamos da força de todos, de deputados estaduais, federais, o Governo do Estado. A gente precisa da força de todo mundo nesse propósito, da iniciativa privada, os empresários, e também da Justiça”, afirmou.

Outro ponto discutido na reunião foi a questão de um maior rigor por parte da Justiça. “Que nós queremos aqui é uma espécie de tolerância zero, não dá também para a polícia ficar prendendo e mesmo dia estar a Justiça soltando. É preciso que a gente conte com todas as instituições nesse processo”, comentou Dimas.

Iniciativa

O tenente coronel da Polícia Militar Paulo Amêndola, do Rio de Janeiro, também participou do encontro e falou sobre a iniciativa de Dimas.  “Vai aumentar bastante a questão da segurança, mediante algumas estratégias que serão adotadas pelas instituições de segurança e também com a Prefeitura, que tem um papel importantíssimo. Então o prefeito capitaneando essas reuniões, orientando, eu acredito que a segurança vai melhorar”, destacou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMais de 270 atletas já estão inscritos na Corrida de Rua de Araguaína
Próximo artigoGreve: Apenas Palmas e Araguaína continuam paralisações