Senadora Kátia Abreu
Senadora Kátia Abreu
Senadora Kátia Abreu

A Comissão Especial do Extrateto vai se reunir nesta terça-feira (29) para deliberar sobre os pedidos de audiência pública apresentados pela relatora do colegiado, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO). A parlamentar propõe ouvir, em duas audiências, dez entidades representativas dos servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário. A reunião ocorrerá às 14h30, no plenário 19 da Ala Alexandre Costa.

Criada em 10 de novembro, a comissão vai propor medidas para colocar fim aos chamados “supersalários” nos três Poderes – aqueles que estão acima do teto constitucional (atualmente em R$ 33,7 mil). Também vai propor soluções para a vinculação remuneratória automática no serviço público – o chamado “efeito cascata” –, os benefícios que poderão incidir sob o teto constitucional remuneratório, as demais verbas de natureza indenizatória e os casos em que é permitida acumulação de proventos e pensão.

Para a primeira audiência pública, que deverá ser realizada ainda esta semana, a relatora Kátia Abreu propõe ouvir a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Diretoria-Geral do Senado Federal.

Na segunda audiência, deverão ser convidados o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados, a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas da União (ASTCU) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajuf).

A Comissão do Extrateto prevê votar o relatório final em 6 de dezembro e, em plenário, dia 13. Em busca de apoio e de contribuições, o grupo já se reuniu com os chefes dos Três Poderes: a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia; o presidente da República, Michel Temer; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMutirão de Negociação Fiscal encerra dia 30 de novembro
Próximo artigoJosi Nunes afirma por meio de nota que não apoiou nenhuma matéria sobre ‘anistia’