Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Judô master: Tocantins ganha quatro medalhas e termina em quinto no brasileiro
    NORTE

    Judô master: Tocantins ganha quatro medalhas e termina em quinto no brasileiro

    By Norte do Tocantins16 de novembro de 2015
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    Todo competidor viaja vislumbrando o melhor resultado possível, claro. Mas ir ao pódio entre os cinco melhores do judô master nacional, isso foi uma agradável surpresa para os judocas tocantinenses que participaram da edição 2015 do Campeonato Brasileiro Master de Judô, neste último fim de semana, com a participação de mais de 400 judocas de todo o Brasil. A delegação tocantinense foi composta por cinco atletas da AD Guerra/SESI, sob a liderança do técnico e atleta Fred Guerra, que não conteve os elogios para seus colegas. «Todo mundo fez um pouco a mais e atingimos um resultado acima do esperado. Foi uma viagem em que o espírito de equipe foi determinante para o sucesso do nosso time», contou Guerra.

    Enquanto Patrícia Garbelim precisou entrar no tatame apenas uma vez para trazer um ouro, a prata de Cássius Garíglio veio à custa de três lutas muito duras. «A luta semi-final me desgastou muito», contou Cássius, que havia sofrido uma lesão no ante-braço uma semana antes da competição, «isso pode ter atrapalhado um pouco o rendimento na final, mas nem interessa, a prata numa categoria tão concorrida foi muito bem-vinda», comemorou o atleta que foi ao pódio da categoria M4-81kg, justamente a que costumamos ver o tocantinense Ton Pacheco no topo, mas que infelizmente não pode competir devido a uma lesão no joelho. Clayton de Souza, M5-73kg, precisou de três lutas para assegurar o bronze. Ele perdeu cerca de 17 quilos em dois anos para competir pela primeira vez nesta faixa de peso. «Para minha saúde, sem dúvida que foi muito importante, mas para a competitividade, acredito que faltou um pouco de força. Mas agora que estou chegando onde quero, poderei fazer um trabalho muito melhor visando a temporada 2016 e melhorar ainda mais esse resultado», planejou o medalhista. Felipe Guerra estreou em competições fora do estado na classe M4-73kg, mas nao teve a mesma sorte. Chegou na repescagem, mas não conseguiu trazer sua medalha. «Ficou para o ano que vem», contou o atleta, «mas foi incrível conhecer por dentro o mundo master, com a sua mistura de fraternidade e alto-rendimento que surpreende nesses atletas com mais de 30 anos», observou. E finalmente, Fred Guerra, um pouco decepcionado por ter deixado escapar a chance de terminar o ano como número um do Ranking Nacional, mas também feliz com o segundo vice-campeonato brasileiro seguido. «Nos últimos dois anos fiz quase 30 lutas na minha categoria. Perdi apenas seis, todas para esse mesmo adversário, sempre sem pontuação para ninguém, mas com a uma punição de desvantagem para mim», contou Guerra. «Então eu não tenho do que reclamar, venceu o melhor e tenho que comemorar minha segunda medalha de prata no campeonato brasileiro», admitiu o tocantinense que com o resultado deve fechar o ano como o «número dois» do Ranking Nacional Master.

    RESULTADO POR DELEGAÇÕES, A SURPRESA

    Já no apagar das luzes, o encerramento da cerimônia de premiação foi o pódio das delegações, que foram 16 no total. E foi com surpresa que o Tocantins viu seu esforço reconhecido. Com São Paulo fora do pódio por ser Estado-sede e com Rio de Janeiro e Santa Catarina atingindo quatro ouros, a briga pelos outros três degraus ficou entre as nove delegações que conquistaram pelo menos uma medalha de ouro. No desempate, as cinco pratas levaram o Paraná ao terceiro lugar, três pratas deram o quarto lugar ao Rio Grande do Sul e duas pratas e um bronze fizeram o Tocantins bater o Mato Grosso do Sul nos critérios de desempate, e trazer para Palmas o troféu de 5o colocado, um feito inédito que coloca o Tocantins entre as grandes forças do judô master nacional!

    Para Aurivan de Castro, gerente do SESI Tocantins, o apoio dado a AD Guerra tem sido compensador. «Além do belo trabalho feito na formação das crianças de 4 a 17 anos, ainda conseguimos colher esses frutos competitivos, o que nos enche de orgulho por, de alguma forma, poder fazer parte dessas conquistas», contou o gestor, responsável por intermediar os apoios com a Superintendência, que neste caso, proporcionou hospedagem para toda a delegação durante o evento.

    Apoiam ainda a equipe Guerra/SESI o Turim Palace Hotel, Wizard Palmas, Personal Trainer Fitness e Real Defense Segurança.

    RESULTADO INDIVIDUAL

    – OURO : Patrícia Garbelim, F2-48kg

    – PRATA : Frederico Guerra, M3-66kg e Cássius Garíglio, M4-81kg

    – BRONZE : Clayton de Souza, M5-73kg.

    – PARTICIPAÇÃO : Felipe Guerra, M4-73kg

    RESULTADO POR ESTADOS

    – 1o – Rio de Janeiro, 4 ouros, 3 pratas e 2 bronzes

    – 2o – Santa Catarina, 4 ouros, 1 prata e 0 bronze

    – 3o – Paraná, 1 ouro, 5 pratas, 7 bronzes

    – 4o – Rio Grande do Sul, 1 ouro, 3 pratas, 0 bronze

    – 5o – TOCANTINS, 1 OURO, 2 PRATAS, 1 BRONZE

    – 6o – Mato Grosso do Sul

    – 7o – Bahia

    – 8o – Minas Gerais

    – 9o – Distrito Federal

    – 10o – Pernambuco

    – 11o – Espírito Santo

    – 12o – Paraíba

    – 13o – Mato Grosso

    – 14o – Maranhão

    – 15o – Alagoas

    * São Paulo (Como Estado-Sede, não foi ao pódio)

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticlePGJ prestigia cerimônia de promoção da Polícia Militar do Tocantins
    Next Article Ação rápida da PM de Araguaína frustra roubo de carnes em frigorífico
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Dois jovens morrem em capotamento na TO-222, em Araguaína; gestante fica ferida

    10 de agosto de 2026

    Gaguim avança na disputa pelo Senado e recebe apoio estratégico do prefeito Celso Morais em Paraíso

    9 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Chefs de Origem conecta gastronomia, território e oportunidades para pequenos negócios

    19 de agosto de 2026

    Ponte do Bertaville: Gaguim promete articular R$ 100 milhões e fortalece alianças no Tocantins

    19 de agosto de 2026

    Ex-vereadora de Araguaína Cleide Melo e família declaram apoio ao deputado estadual Marcus Marcelo

    18 de agosto de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.