Joaquim Barbosa
Joaquim Barbosa
Joaquim Barbosa

O Supremo Tribunal Federal (STF) expediu hoje (15) 12 mandados de prisão contra condenados no processo do mensalão. Ainda não foi divulgada a lista com os nomes, mas o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino estão nesta primeira leva. Entre os 12 também estão o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o operador do esquema, Marcos Valério.

O delator Roberto Jefferson, no entanto, não teve seu mandado de prisão expedido hoje.

Os mandados foram enviados à Polícia Federal por volta das 16h e ela deve tentar cumpri-los ainda hoje.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, já certificou o chamado trânsito em julgado – fim efetivo do processo- para 16 condenados, e ainda existe a possibilidade de outros mandados serem expedidos.

Defesa

Genoino divulgou uma nota em seu blog hoje e disse que se considera um “preso político”.

O petista afirmou que é “inocente” e que “não existem provas” contra ele. “O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado”, diz a nota.

Genoino foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha. Este último crime, porém, ainda está embargado e seu julgamento deve ser retomado em 2014.

Confira abaixo a íntegra da nota:

“Com indignação, cumpro as decisões do STF e reitero que sou inocente, não tendo praticado nenhum crime. Fui condenado por que estava exercendo a Presidência do PT. Do que me acusam? Não existem provas.O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado.

Fui condenado previamente em uma operação midiática inédita na história do Brasil. E me julgaram em um processo marcado por injustiças e desrespeito às regras do Estado Democrático de Direito.

Por tudo isso, considero-me preso político.

Aonde for e quando for, defenderei minha trajetória de luta permanente por um Brasil mais justo, democrático e soberano.

José Genoino”

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSupremo declara fim do processo do mensalão para 7 condenados
Próximo artigoPrefeito de Filadélfia-TO é investigado por posse de camionete adulterada