Prefeito de Guaraí, Genésio Ferneda (PSD)
Prefeito de Guaraí, Genésio Ferneda (PSD)
Prefeito de Guaraí, Genésio Ferneda (PSD)

Prefeito de Guaraí, Genésio Ferneda (PSD) e seu vice, Bené da Voice (PPS), foram cassados na sexta-feira (29) acusados de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico dentre outros.

O presidente da Câmara de Municipal, vereador Cláudio Alencar Leão (PSB) assume interinamente a prefeitura e às 14 horas da próxima terça-feira, 3 de dezembro, está prevista a diplomação pela Justiça Eleitoral como prefeito Francisco Sobrinho (PSDB) e vice Carlos Gomes (PSC), que ficaram em segundo lugar na eleição de 2012.

Porém, os gestores afastados ainda podem entrar com recursos para suspensão liminarmente da posse de Sobrinho e Gomes.

Na sentença, o juiz Fábio Costa Gonzaga julga como procedente parte do teor das acusações, principalmente a captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, determinando que Genésio e Bené sejam destituídos de seus cargos e fiquem inelegíveis pelo período de 8 anos, a contar do pleito de 2012, quando a ação foi proposta.

A sentença entende como legítimas denúncias feitas por meio da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), proposta pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em dezembro de 2012. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial na segunda, 2 de dezembro.

Segundo o chefe do cartório da 6ª Zona de Guaraí, Auro Mascarenhas, o oficio que comunica a sentença ao presidente a Câmara já está com ele e será entregue nas próximas horas. “Só falta o vereador Cláudio receber o documento para ser o prefeito em Exercício de Guaraí”, explicou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEnergia alta afasta qualquer investidor que pense em vir para o Tocantins, diz Ataídes Oliveira
Próximo artigoSindicatos entregam documentos sobre supostas irregularidades ao presidente do STF