Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Pescadores recebem curso profissionalizante do SENAR em Xambioá
    NORTE

    Pescadores recebem curso profissionalizante do SENAR em Xambioá

    Por Norte do Tocantins25 de novembro de 2013
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Curso de Piscicultura Xambioá
    Curso de  Piscicultura Xambioá.
    Curso de Piscicultura Xambioá

    Dezenove alunos participaram do Curso de Piscicultura em Tanque Rede realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA/FAET, senadora Kátia Abreu. A capacitação, que tem a duração de cinco dias, foi finalizada no domingo, 24, e aconteceu na sede da colônia de pescadores Z-33 de Xambioá, na qual os participantes são associados.

    Segundo o presidente da colônia, José Albino de Oliveira, o objetivo é implantar 80 tanques rede e passar a fornecer mais de 70 mil toneladas de peixe por ano, além da construção de um minifrigorífico para vender a carne branca já processada. “Com certeza temos mercado para isso e o que estamos aprendendo vai ser fundamental para que o processo de criação e manejo com peixe seja um sucesso”.

    A intenção é profissionalizar os mais de 200 associados, que ainda praticam a pesca de forma convencional. Para isso, foram feitas novas solicitações do mesmo curso junto ao SENAR. Oliveira conta que a colônia fornece peixe para diversas cidades do entorno, inclusive Araguaína. “Atualmente nós produzimos 35 mil quilos de peixe por ano, mas queremos aumentar, por isso estamos em busca de conhecimento”, disse o presidente.

    O próximo curso de piscicultura em tanque rede na colônia começa nesta segunda-feira, 25. A capacitação faz parte do programa de Formação Profissional Rural e tem duração de cinco dias. Durante as aulas os participantes aprendem mais sobre o manejo do peixe, as ferramentas utilizadas para a criação em grande escala, a forma correta da alimentação dos alevinos, entre outros assuntos.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorFoto íntima provoca uma morte
    Próximo artigo Deputado prestigia 55 anos de Nazaré ao lado do prefeito e de Eduardo Siqueira Campos
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.