O Tocantins chega à reta final de 2025 com um dado preocupante: mais da metade da população adulta (51,9%) está inadimplente, segundo os números mais recentes da Serasa (julho/2025). O cenário acompanha a tendência nacional, que soma 78,2 milhões de brasileiros endividados, e reforça a necessidade de atenção extra neste período do ano, marcado por despesas típicas como presentes, confraternizações, viagens e contas acumuladas.
Especialistas destacam que o fechamento do ano pode ser também um momento de revisão e replanejamento das finanças pessoais. Para Davyson Wesley, Assessor de Negócios da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, o cuidado com o orçamento agora é essencial para atravessar as próximas semanas sem ampliar o risco de inadimplência em 2026.
“Uma boa saúde financeira se caracteriza por alguns pontos: ter controle dos gastos e saber para onde vai seu dinheiro; manter as despesas abaixo da renda; estar livre de dívidas ou com elas sob controle; ter uma reserva de emergência e, por fim, conseguir poupar ou investir com regularidade”, explica.
Com a proximidade do fim de 2025 e a entrada em 2026, muitas famílias se deparam com contas acumuladas e novas despesas que surgem nessa transição — como custos escolares e compromissos de saúde ou manutenção de veículos. Para Davyson, o período é uma oportunidade de corrigir excessos dos meses anteriores e adotar estratégias mais equilibradas para atravessar as próximas semanas com maior previsibilidade.


