A ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), divulgou uma nota de esclarecimento neste fim de semana criticando a atual gestão municipal por tentar associar à sua administração um suposto débito no sistema de transporte coletivo da capital.
Na manifestação, Cinthia afirma que todas as obrigações financeiras da prefeitura foram quitadas até o fim de seu mandato, reforçando que não havia qualquer débito reconhecido junto à empresa responsável pelo transporte público até janeiro de 2025.
O impasse ganhou destaque após o acordo firmado em 9 de setembro de 2025 entre a atual administração e a empresa Palmas Transporte e Turismo Ltda., no valor de R$ 2,5 milhões, parcelados em 40 vezes de R$ 63 mil. O pagamento busca regularizar pendências relacionadas ao antigo contrato de concessão do Sistema Integrado de Transporte (SIT).
Segundo a prefeitura, o montante se refere à locação de veículos entre fevereiro de 2023 e maio de 2025, período em que, segundo o Executivo, a responsabilidade ainda seria da gestão anterior. O governo municipal também destacou que o valor foi apontado em relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) e representa uma redução de 378% em relação a um contrato firmado em 2023 por dispensa de licitação.
Na nota, Cinthia Ribeiro rebate as acusações e sustenta que o novo acordo é de total responsabilidade da atual gestão, cobrando transparência sobre “os critérios, valores e condições estabelecidos”.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A ex-prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro repudia a tentativa da atual gestão da prefeitura da Palmas de transferir responsabilidades sobre um suposto débito do transporte coletivo, cuja negociação e assinatura de acordo ocorreram meses após o fim de seu mandato.
Durante sua gestão, todas as obrigações foram cumpridas com responsabilidade e transparência, e não existia débito consolidado ou valor reconhecido pela Prefeitura até janeiro de 2025. O acordo anunciado agora é de inteira responsabilidade da atual administração, que deve explicar os critérios, valores e condições firmadas.
Reforça-se que é hora da atual administração assumir a responsabilidade de seus atos, ao invés de tentar imputar a outros o desgaste dos erros de sua própria gestão.
A administração pública mudou muito em 30 anos, desde que o atual prefeito comandou a cidade pela primeira vez. Não se atualizar e continuar com as mesmas práticas lamentáveis do passado, utilizadas com frequência desde o início do exercício do mandato do atual prefeito, é um erro que expõe a fragilidade de comando desta gestão e que tem imposto diversos problemas administrativos e de liderança que se tornaram públicos, evidenciando um governo de eficiência duvidosa.
A atual administração de Palmas precisa concentrar suas energias em responder à população e aos órgãos de fiscalização e controle sobre os indícios que existem no contrato milionário de locação de ônibus, feito por dispensa de licitação, e que hoje enfrenta sérios problemas de atendimento aos usuários e suspeitas de calote e atrasos de pagamento.
Cinthia Ribeiro reafirma que sempre governou com honestidade e zelo pelo dinheiro público e não aceitará manipulações políticas que distorçam os fatos para mascarar decisões tomadas pelo atual prefeito.
Cinthia Ribeiro
Ex-Prefeita de Palmas


