Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Polícia Civil instaura procedimento para averiguar possível contaminação na rede de abastecimento de água em Palmas
    TOCANTINS

    Polícia Civil instaura procedimento para averiguar possível contaminação na rede de abastecimento de água em Palmas

    By Norte do Tocantins3 de outubro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Foto: Divulgação Web

    A 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DAV – Palmas), que tem como uma de suas atribuições, a defesa do consumidor, instaurou nesta quarta-feira, 2, um procedimento para Verificação Preliminar de Informações (VPI) para apurar possíveis denúncias de contaminação na rede de abastecimento de água da Capital, de responsabilidade da concessionária BRK Ambiental.

    “Em face das recentes e preocupantes notícias veiculadas em portais de notícias, relatando queixas reiteradas dos moradores de Palmas sobre a qualidade da água fornecida pela concessionária, instauramos de ofício esse procedimento, requisitando esclarecimentos por parte da empresa, diante da gravidade dos fatos narrados que dizem respeito ao forte odor, cor turva e gosto impróprio para o consumo”, destaca o delegado Ricardo Real, titular da DAV – Palmas.

    O procedimento implica em diligências para qualificação e intimação dos responsáveis pela concessionária, para prestarem informações quanto às denúncias e esclarecimentos técnicos quanto ao mau cheiro verificado por moradores de Palmas. A concessionária tem o prazo de três dias para encaminhar um relatório circunstanciado das medidas adotadas por para apurar as referidas irregularidades, bem como os laudos técnicos de análise da qualidade da água referentes aos últimos 15 dias, para que seja aferida o grau de conformidade com os parâmetros exigidos pelas normas vigentes.

    O delegado Ricardo Real também fez o requerimento de informações à Secretaria Municipal de Saúde quanto a possíveis internações de moradores após ingestão da água com suspeita de contaminação. Além disso, foi solicitada ao Instituto de Criminalística, uma perícia oficial para avaliação da qualidade da água e verificação de possíveis substâncias contaminantes. A Vigilância Sanitária Municipal também foi acionada para fiscalizar e averiguar possível contaminação.

    “São medidas que se fazem apenas como precaução e zelo pela saúde pública, mas também como exigência do princípio da transparência que deve nortear a prestação de serviços essenciais à população. Com base no que for apurado, vamos adotar as providências cabíveis no âmbito das atribuições da Polícia Civil”, ressaltou.

    Vale ressaltar que, conforme previsto no Artigo 271 do Código Penal Brasileiro, é crime “Corromper ou poluir água potável, de uso comum ou particular, tornando-a imprópria para consumo ou nociva à saúde”, sob pena – reclusão, de dois a cinco anos.

    DESTAQUE
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleTRE-TO orienta a consulta do local de votação com antecedência
    Next Article Polícia desarticula esquema de delivery de drogas e apreende R$ 100 mil em cocaína que iria ‘abastecer classe média alta’
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    Representando Atos Gomes, Paulanne Barbosa participa do “Elas com Ricardo Ayres” em Palmas

    3 de setembro de 2026

    Gaeco desarticula esquema criminoso e leva 15 integrantes do PCC à condenação no Tocantins

    3 de setembro de 2026

    Briga milionária: empresários cobram R$ 5 milhões de empresas ligadas a Henrique e Juliano por suposta quebra de contrato

    3 de setembro de 2026

    Wagner Rodrigues convida para grande evento com Dorinha nesta sexta-feira

    3 de setembro de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    Representando Atos Gomes, Paulanne Barbosa participa do “Elas com Ricardo Ayres” em Palmas

    3 de setembro de 2026

    Gaeco desarticula esquema criminoso e leva 15 integrantes do PCC à condenação no Tocantins

    3 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.