Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Evento da PM: Governador Wanderlei Barbosa continua agenda da semana prestigiando comemorações dos 35 anos do Tocantins
    NORTE

    Evento da PM: Governador Wanderlei Barbosa continua agenda da semana prestigiando comemorações dos 35 anos do Tocantins

    Por Norte do Tocantins4 de outubro de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Wanderlei Barbosa faz entrega simbólica da reforma do 5º Batalhão da PM-TO/ Foto: Antônio Gonçalves

    Em comemoração aos 35 anos do Estado do Tocantins, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizou nesta quarta-feira, 4, o desfile militar, na Praça do Centenário, na cidade de Porto Nacional. O evento marcou uma data significativa para o Estado, reafirmando o compromisso contínuo da Polícia Militar em servir e proteger a comunidade e teve a presença do governador Wanderlei Barbosa.

    Em um discurso emocionante, o governador Wanderlei Barbosa expressou sua gratidão à dedicação e ao serviço exemplar dos policiais militares ao longo dos anos. Ele destacou o papel crucial desempenhado pela PMTO na manutenção da segurança e da ordem no Estado e enfatizou a importância de reconhecer aqueles que contribuíram significativamente para a sociedade tocantinense ao longo dessas três décadas e meia. “Alegra-me muito, na condição de Governador deste Estado, poder estar entre homens e mulheres da Polícia Militar, que tanto contribuíram e contribuem com a história do nosso Tocantins. Hoje é um momento marcante para todos nós, pois aqui somos testemunhas de um trabalho exemplar feito pela instituição da Polícia Militar. Nós nos orgulhamos da nossa trajetória, da nossa história, o desmembramento do Tocantins do norte de Goiás trouxe inúmeros benefícios para o nosso povo, em especial o reconhecimento da nossa identidade. Parabéns à Polícia Militar tocantinense, por fazer desse Estado um lugar maravilhoso para todos”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

    O comandante-geral da PMTO, coronel PM Antônio Barbosa Mendonça, ressaltou a honra de liderar uma instituição tão respeitável e valorosa como a Polícia Militar do Tocantins. “Hoje é dia de celebração, temos muito orgulho da instituição Polícia Militar. É muito justa a homenagem àqueles que tanto contribuem para a segurança do Estado e Porto Nacional é o cenário perfeito para essa festa, pois essa cidade teve um protagonismo no processo de separação do Estado. Eu me sinto honrado em comandar e liderar a PM no momento em que o Tocantins celebra 35 anos”, destacou o coronel Barbosa.

    Homenagens

    A Polícia Militar também prestou homenagem aos veteranos por meio da entrega dos Botons (broches) de Veterano e da Moeda de Veterano, reconhecendo o comprometimento e a dedicação de todos os policiais militares que contribuíram para a história e o progresso da instituição ao longo dos anos. Um dos condecorados foi João Luiz Alves, reformado como primeiro-sargento. Quando ingressou na Polícia Militar, em 1972, o Estado ainda pertencia à Goiás e João Luiz acompanhou de perto todo o processo para que o Tocantins se tornasse realidade, atuando em mais de 10 cidades tocantinenses. “É um momento histórico, nosso trabalho ser reconhecido é muito gratificante. Tenho 25 anos de reserva, pretendo viver muito mais de 25 anos, contando e me orgulhando da história do meu Estado”, destacou João, que é natural de Pedro Afonso.

    Quando ingressou na Polícia Militar, em 1991, Silvânia Benvindo não imaginou o quanto seria importante o seu papel na segurança pública do Tocantins. Natural de Tocantínia, ela foi reformada em 2017, antes de atuar em diversas cidades, como Araguaína, Miracema, Arraias, Porto Nacional e Palmas, e, hoje, se sente honrada, não só pela homenagem, mas também por ter contribuído com a atuação da segurança pública do Tocantins em diferentes épocas. “Para mim, a palavra do dia é gratidão, pois é um momento único. A Polícia Militar tem dado essa importância aos veteranos, o que me deixa muito feliz; trabalhamos de forma incansável por esse Estado e estamos orgulhosos disso”, pontuou.

    5° Batalhão 

    Durante o evento, foi oficialmente entregue a conclusão da reforma do 5° Batalhão da Polícia Militar ( BPM), conhecido como Batalhão Antônio Lopes da Conceição, localizado em Porto Nacional. Esta unidade, que passou por renovação, agora apresenta uma instalação revitalizada e modernizada, pronta para atender as demandas de segurança pública. A reforma abrangeu diversas áreas, incluindo infraestrutura, melhorias nas condições de trabalho e aprimoramento de recursos técnicos. O  5° BPM desempenha um papel crucial no policiamento das cidades que incluem Porto Nacional, além dos municípios de Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Monte do Carmo, Santa Rosa e Silvanópolis, prestando serviços essenciais a uma população estimada em 95 mil pessoas.

    Na oportunidade, foi inaugurada simbolicamente a reforma do Núcleo de Saúde do 5° BPM. A unidade específica para as corporações militares oferece serviços clínicos com atuações de médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. A reforma do Núcleo em Porto Nacional contemplou reparos completos nas instalações internas, como pinturas, instalação elétrica e ampliações de salas.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorEm Araguatins, Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável
    Próximo artigo Gurupi terá recesso de uma semana nas escolas municipais
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.