Em reunião do Fórum Nacional de Governadores realizada no início da noite desta quinta-feira, 14, o vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, representando o governador Mauro Carlesse, reiterou o compromisso da atual gestão com o meio ambiente e a intenção em fortalecer ainda mais as parcerias com os demais estados para consolidar uma política ambiental nacional. A pauta da reunião foi a apreciação da minuta do Protocolo de Intenções de criação do Consórcio Brasil Verde, que objetiva congregar todos os estados da federação.

“A criação de um consórcio voltado para a área do meio ambiente é interessante e é claro que nesse primeiro momento em que a ideia está amadurecendo, vamos designar a secretária de Meio Ambiente, Miyuki Hyashida, o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, e o procurador geral do Estado, Elfas Elvas, para discutir melhor a proposta quanto aos trâmites necessários para a criação deste consórcio. O governador Mauro Carlesse é entusiasta do meio ambiente. O Tocantins é simpático às discussões ambientais e vemos que se trata de uma iniciativa excelente que precisamos amadurecer”, pontuou o vice-governador Wanderlei Barbosa.

Os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de São Paulo, João Dória, esclareceram que a proposta inicial é que o Consórcio Brasil Verde tenha uma presidência com mandato de um ano, podendo ser renovado por mais um, e várias diretorias conforme os biomas brasileiros que seria presidido por um governador da região correspondente. O custeio e todos os demais trâmites burocráticos ainda serão analisados pelas Procuradorias Gerais, pastas ligadas ao meio ambiente em cada estado, e devem demandar aprovação de projetos de leis nas Assembleias Legislativas.

O vice-governador Wanderlei Barbosa estava acompanhado da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, e da diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental, Marli Santos. Também participaram da reunião, os governadores do Amapá, Waldez Góes; do Ceará, Camilo Santana; de Goiás, Ronaldo Caiado; do Maranhão, Flávio Dino; de Mato Grosso, Mauro Mendes; do Pará, Helder Barbalho; da Paraíba, João Azevêdo; do Paraná (em exercício), Darci Piana; de Pernambuco, Paulo Câmara; do Piauí, Wellington Dias; do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; de Santa Catarina, Carlos Moisés; e ainda dos vice-governadores do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior; do Distrito Federal, Paco Britto; além do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima, Ionilson Sampaio de Souza; da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo; e do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorBolsonaro vai determinar redução da bandeira tarifária de energia elétrica
Próximo artigoPM divulga resultado provisório da avaliação psicológica do concurso público da corporação, confira