Integrantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários de Palmas (Demag) reuniram-se na quarta-feira, 20, para discutir a formação de parceria e a formulação de estratégias de trabalho voltadas a desfazer os loteamentos clandestinos existentes no entorno da capital.

Participaram os promotores de Justiça Kátia Chaves Gallieta, da área de defesa da ordem urbanística, e Konrad César Resende Wimmer, da área de defesa do meio ambiente; os delegados Rubens Costa Rabelo e Rodrigo Ferraz Prado Telles, além de escrivão e agente do quadro da Demag.

Uma das estratégias definidas é que MPTO e Demag trabalharão conjuntamente e com maior ênfase no que se refere aos loteamentos clandestinos que se encontrem em fase inicial, visando conter o seu crescimento de forma imediata, fazendo cessar a venda de lotes e a instalação da infraestrutura, enquanto atuam para desfazer o parcelamento irregular destas áreas. Para isto, a delegacia fará um levantamento dos loteamentos que estão nesta condição e encaminhará as informações ao Ministério Público, o qual convocará os loteadores e irá propor a celebração de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) ou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Também com relação à atuação conjunta, ficou decidido que, ao requisitar a abertura de inquéritos policiais pela Demag, a 23ª Promotoria de Justiça da Capital informará as coordenadas geográficas do loteamento irregulares e outras informações complementares, a fim de agilizar os trabalhos investigativos.

Ainda ficou decidido que o Ministério Público expedirá recomendação ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), para que a instituição alerte todos os corretores sobre o fato de que é ilegal negociar a compra e venda de lotes que façam parte de loteamentos irregulares, não aprovados pelo poder público municipal.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm live de comemoração ao Dia do Professor, governador Wanderlei Barbosa destaca a importância do educador na formação da sociedade
Próximo artigoVacinação contra a Covid-19 é ofertada em ação do ‘Mais Saúde’ na Feira da 1.106 Sul