Alerta amarelo para tempestades está em vigor em parte do Tocantins — Foto: Reprodução/Inmet

A região central e sul do Tocantins entrou em alerta amarelo para tempestades nesta segunda-feira (12). O Instituto Nacional de Meteorologia classifica a situação como de ‘perigo potencial’ e indica que os municípios naquela área podem ter alagamentos, estragos em plantações e quedas de árvores. Há uma semana o alerta na região era para baixa umidade por causa de uma onda de calor.

Na lista aparecem 73 cidades tocantinenses, incluindo Palmas e também Gurupi, Porto Nacional e Paraíso, que estão entre os municípios mais populosos do estado. O mesmo alerta está em vigor para os estados de Goiás, Mato Grosso, o Distrito Federal e parte de Rondônia. São esperadas chuvas de até 50 milímetros, ventos de até 60 km/h e até queda de granizo em alguns casos.

O Inmet recomendou que moradores não deixem aparelhos eletrônicos ligados na tomada durante as chuvas. Em caso de rajadas de vento o morador não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também deve ser evitado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A possiblidade de corte de energia também existe, mas na avaliação do Inmet ela é baixa.

No começo da tarde já choveu intensamente em partes de Palmas e algumas ruas ficaram alagadas. Não há relatos de pessoas feridas. O alerta segue em vigor até a manhã da terça-feira (13). Em caso de dúvida ou de emergência o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAcidente envolvendo dois caminhões deixa BR-153 parcialmente interditada
Próximo artigoAmpliação de Escola Estadual vai atender demanda de comunidade no norte do Tocantins