O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, inaugurou na tarde dessa segunda-feira, 21, a primeira Central de Atendimento à Mulher 24 horas (CAM 24 horas), uma antiga reivindicação do público feminino. A unidade foi implantada na Rua T-13, quadra 17, lote 18, no Setor Santa Fé, região sul de Palmas, e faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que prevê a estruturação, ampliação, aparelhamento e manutenção de delegacia especializada em atendimento à mulher.

O objetivo da Central é proporcionar atendimento à mulher vítima de violência doméstica muito além de lavrar flagrante e procedimentos investigativos. “Agora podemos amparar essa mulher que sofreu uma violência doméstica familiar, psicológica, patrimonial. Ela terá esse apoio 24 horas, capitaneado por delegado, escrivão e agentes de polícia treinados no sentido de evitar a revitimização desta mulher, que historicamente passa por essa violência”, ressaltou a delegada geral de Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Sousa.

Wanderlei Barbosa classificou a Central como um local de proteção à mulher, principalmente as que já passaram por alguma forma de agressão e até então não se sentiam seguras em fazer uma denúncia. “O Governo do Tocantins é sensível a essa causa e tem demonstrado interesse em aumentar e aparelhar os ambientes de proteção para que a mulher se sinta amparada e segura para fazer uma denúncia, porque o local é preparado para ela. As pessoas aqui são preparadas e qualificadas para lidar com essa situação”, frisou ele, destacando ainda que esse modelo de atendimento deve ser estendido a outras localidades do Estado, como parte da política do Governo do Tocantins de humanizar o atendimento à mulher vítima de violência.

O titular da pasta da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, disse que a implantação dessa Central de Atendimento à Mulher constitui uma vitória de todos os segmentos que se sensibilizam com a causa. ”É uma vitória de todos, principalmente do segmento feminino, que passa a contar com uma porta aberta de forma permanente para buscar apoio quando sofrer qualquer tipo de violência. Nossa obrigação é atender bem a todos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade”.

Narcóticos

Na tarde desta segunda-feira, o vice-governador Wanderlei Barbosa também inaugurou a nova sede da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos, ligada a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco). A unidade passou a funcionar em prédio própria quadra 106 Norte, LO-04.

Na oportunidade foram entregues cinco viaturas à Polícia Civil, que serão utilizadas nos trabalhos de investigação e no combate ao crime organizado, e kits de áudio visual para realização de oitivas.

O evento contou com a presença dos deputados estaduais Léo Barbosa, Cláudia Lélis, Vanda Monteiro e Luana Ribeiro, além de secretários de Estado e outras autoridades.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPS Produções tenta ressarcir consumidores da ExpoPalmas com ingressos de outro evento usando nome do PROCON
Próximo artigoApós acordo com sindicatos, atendimentos aos usuários do Plansaúde é garantido