Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Operação retira quase 12 toneladas de lixo nos rios Araguaia e do Coco
    TOCANTINS

    Operação retira quase 12 toneladas de lixo nos rios Araguaia e do Coco

    Por Norte do Tocantins18 de outubro de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Nesta sexta-feira, 18, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulga o resultado da campanha Praia Limpa 2019 realizado pelo Parque Estadual do Cantão (PEC) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura Municipal de Caseara e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental que atua no município. No total foram recolhidas quase 12 toneladas de lixo e identificados 10 responsáveis por acampamentos deixados em cinco praias dos rios Araguaia e do Coco. Após a notificação esses responsáveis pelos acampamentos terão o prazo de 15 dias, para retirar toda a estrutura.

    A operação que partiu do Porto da Balsa na quarta-feira, 15, e se estendeu por dois dias, percorrendo as praias da Ilha, da Lua e do Avião, ao longo do Rio Araguaia, além das praias do Sol e Vila Paraibinha no rio do Coco, com o objetivo de retirar o lixo deixado pelos turistas e pactuar ações para evitar que a situação se repita em 2020.

    O supervisor do PEC, Adailton Glória, disse que se percebe que muito do lixo deixado nas praias são de responsabilidade de turistas, que não retiraram a estrutura das barracas utilizadas nos acampamentos e outra parte dos resíduos foi produzida pelos moradores do município. Adailton Glória afirmou que os responsáveis pelos acampamentos já foram identificados e serão notificados e deverão proceder com a retirada das estruturas.

    Ainda segundo o supervisor do PEC, após a operação foi pactuado com o BPMA a realização do cadastro de um responsável em cada acampamento que não possuir estrutura fixa, a partir das coordenadas geográficas, na temporada de Praia 2020. Dessa forma, ao fim da temporada os dados vão facilitar a identificação do responsável pelo lixo produzido e deixado nas praias.

    O sargento do BPMA-TO, Gerilto da Silva Luz, disse que foram encontrados plásticos, vidros, latas, entre outros materiais identificados ou recolhidos na tentativa de minimizar os danos ambientais que os resíduos deixados pelos frequentadores das praias nesse ano podem causar aos rios e Área de Preservação Permanente (APP) da região.

    Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Caseara, Paulo Roberto da Mata, a parceria para a retirada do lixo foi muito importante para proteção da fauna e da flora local, uma vez que os materiais identificados, bem como os recolhidos permanecem na natureza por longo prazo e impactam o meio ambiente. Já o plano de ampliar o cadastro de responsáveis por acampamentos no ponto de vista do secretário municipal deve minimizar os resíduos nesses locais.

    Nessa operação o Parque Estadual do Cantão disponibilizou técnicos e embarcações para o deslocamento das equipes. A Prefeitura de Caseara mobilizou caminhão para transportar o lixo, sacos plásticos e funcionários para dar apoio à operação. A equipe do BPMA acompanhou os trabalhos durante todo o percurso contribuindo também com embarcações.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPrefeitos da região Sul do Tocantins cobram de ministro conclusão da Transbananal, BR 235 e 010  
    Próximo artigo TRF nega pedido de liberdade para irmão do ex-governador Marcelo Miranda
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Homem é condenado por perseguição virtual com perfil falso ao atual namorado da ex-companheira

    15 de abril de 2026

    Transparência em emendas parlamentares: MPTO detalha regras de rastreabilidade para Filadélfia e Babaçulândia

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.