A audiência pública que discutiu a cobrança das contas de água e a tarifa de esgoto no Tocantins, praticadas pela BRK Ambiental, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17, na Assembleia Legislativa.

O plenário da Casa estava tomado de pessoas que vieram até a Assembleia para reivindicar uma cobrança mais justa. Seu Antônio, que mora na região norte de Palmas, é um exemplo de consumidor insatisfeito com os serviços da BRK. O morador contou que paga R$ 200 mensalmente.

“Tenho salário mínimo, preciso arcar com saúde, moradia, alimentação e transporte. Essa conta é cara demais para eu dar conta de pagar”. Disse.

A deputada Vanda Monteiro questionou ao representante da empresa o porquê dos preços tão absurdos e que não são compatíveis com a realidade dos consumidores do Tocantins. “Essa taxa mínima é absurda e ela deve parar. O consumidor deve pagar apenas pelo que consumiu. Vamos recorrer a todas as instâncias até vencer essa batalha”, protestou a parlamentar.

A parlamentar ainda trouxe para a Assembleia o exemplo de um morador da região sul de Palmas que foi surpreendido com uma conta no valor de R$ 13 mil.

Fora BRK

Indignado com as altas cobranças praticadas pela BRK, Cirley Gonçalves, é morador da região sul de Palmas e um dos idealizadores do movimento “Fora BRK”, que pede a saída da prestadora de serviço em Palmas. Cirley explicou que o movimento já recolheu milhares de assinaturas e o abaixo-assinado, que solicita o cancelamento da concessão com a empresa, será encaminhado para órgãos como o Ministério Público, Defensoria, além da Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa.

“Essa é uma vontade da comunidade e os poderes precisam atender o que o cidadão está pedindo. Queremos pagar o justo e sermos melhores atendidos. A BRK não atende as necessidades da nossa gente e é absurdo a escravidão financeira que ela nos decretou”, reclamou.

Ao final do discurso a deputada estadual solicitou que as prefeituras municipais, atendidas pela BRK, tomem uma atitude positiva em prol do cidadão com o encaminhamento de projetos de lei que reduzam as tarifas praticadas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCâmara aprova requerimentos do vereador Marilon que solicita obras de infraestrutura no centro da capital
Próximo artigoPrefeitos da região Sul do Tocantins cobram de ministro conclusão da Transbananal, BR 235 e 010