Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Governo do Tocantins anuncia fim de processo seletivo para Colégios Militares
    TOCANTINS

    Governo do Tocantins anuncia fim de processo seletivo para Colégios Militares

    By Norte do Tocantins30 de outubro de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Alunos do colégio da Polícia Militar
    Alunos do colégio da Polícia Militar

    Com o intuito de democratizar o acesso aos Colégios Militares do Tocantins, o Governo do Estado definiu que, a partir de 2020, o ingresso nestas unidades escolares será realizado por meio do Sistema Informatizado de Matrículas da rede estadual de ensino. O anúncio aos dirigentes das unidades escolares militares ocorreu na tarde desta terça-feira, 29, em reunião entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Polícia Militar.

    Para o próximo ano letivo, a matrícula dos alunos novatos será feita com cadastro on-line ou via telefone, assim como nas demais unidades escolares da rede. As vagas serão disponibilizadas mediante sorteio automático do sistema. Os atuais alunos dos Colégios Militares terão suas vagas garantidas pelo processo de renovação de matrícula.

    Para a titular da Seduc, Adriana Aguiar, a intenção do Governo do Estado é ofertar condições de igualdade de ingresso nessas unidades de ensino. “A ideia é que o processo de entrada na escola seja plural e que todos tenham acesso, de modo que o desenvolvimento educacional caminhe junto ao desenvolvimento social. Com essa mudança, a entrada em todas as unidades será igualitária”, destacou.

    A alteração está em consonância com a Lei º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no sentido de observar as diversidades de oportunidades de acesso aos ambientes escolares.

    O Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, chefe do Estado Maior, ressaltou que a nova forma de ingresso não irá mudar a metodologia da modalidade de ensino. “O novo processo de matrícula visa cumprir o que rege a LDB e tornar o processo mais democrático, sem perder a qualidade do ensino”, ponderou.

    Nomenclatura

    Outra novidade é que as unidades de ensino passarão a ser nomeadas de forma diferente. A escola que oferta somente ensino fundamental passará a ser designada como Colégio Estadual Cívico-Militar. As que ofertam ensino médio passam a ser Centro Estadual de Ensino Médio Cívico-Militar.

    O diferencial dessas unidades é que elas contam com direção e coordenação disciplinar da Polícia Militar e coordenação pedagógica e corpo docente da Seduc. Atualmente o Estado conta com 12 colégios e mais de 7.600 estudantes atendidos nesta modalidade.

    No Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Costa e Silva, de Gurupi, o ingresso, neste ano, foi sem processo seletivo. O diretor da unidade, capitão Tiago Nascimento contou como a mudança beneficiou a comunidade. “Evitamos as grandes filas na porta da escola, pois tudo foi realizado de forma on-line, em um processo tranquilo. Além disso, foi uma forma de acesso democrática”, finalizou.

    Matrícula

    A solicitação de matrícula deverá ser feita no site matricula.seduc.to.gov.br ou pelo telefone 0800-63-5050, conforme o calendário de matrículas da rede estadual, que será divulgado posteriormente.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleDupla armada com faca e foice é presa em Araguaína por tentativa de homicídio
    Next Article Vice-governador Wanderlei Barbosa destaca papel dos alunos no Programa Pátria Amada Mirim
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Sorteio mensal do Nota Palmense Premiada com prêmio de R$ 10 mil acontece no sábado, 15

    14 de agosto de 2026

    Propaganda eleitoral das Eleições 2026 começa neste domingo, 16

    14 de agosto de 2026

    Ação do MPTO requer medidas urgentes para evitar desabamento de Igreja do século XVIII em Chapada da Natividade

    14 de agosto de 2026

    Prazo para registro de candidaturas termina neste sábado, 15

    14 de agosto de 2026

    Gaguim ganha destaque pela atuação na Comissão de Orçamento e fortalece articulação por recursos para o Tocantins

    14 de agosto de 2026

    Registro de Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência é barrado por suposta fraude

    13 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Gaguim recebe apoio do prefeito de Dianópolis, fortalece articulações e amplia apoios ao Senado em seis municípios

    14 de agosto de 2026

    Sorteio mensal do Nota Palmense Premiada com prêmio de R$ 10 mil acontece no sábado, 15

    14 de agosto de 2026

    Propaganda eleitoral das Eleições 2026 começa neste domingo, 16

    14 de agosto de 2026

    Ação do MPTO requer medidas urgentes para evitar desabamento de Igreja do século XVIII em Chapada da Natividade

    14 de agosto de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.