Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Governador em Exercício Wanderlei Barbosa e ministro da Defesa sobrevoam área de queimadas
    TOCANTINS

    Governador em Exercício Wanderlei Barbosa e ministro da Defesa sobrevoam área de queimadas

    By Norte do Tocantins4 de outubro de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    O Governador em Exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, nesta quinta-feira, 3, em sobrevoo das regiões de queimadas no Tocantins. O ministro veio ao Estado acompanhar as ações da Operação Verde Brasil. Na oportunidade, o Governador em Exercício agradeceu a ajuda das forças federais e pediu que as providências sejam tomadas para que no próximo período de veraneio no Estado as ações sejam antecipadas para evitar os danos ambientais.

    “As nossas equipes atuaram bravamente desde o início da seca no Tocantins e aproveitamos para pedir ao ministro da Defesa para que os estudos sejam feitos e essa operação seja iniciada no mês de maio, com orientação às comunidades e posteriormente com o combate a algum foco que porventura ocorra nos meses de junho e julho, para que isso não se prolifere. Quando isso acontece, dificilmente se consegue apagar, já que estamos em uma das regiões mais quentes do País e com ventos muito fortes”, frisou o Governador em Exercício lembrando que, apesar da atuação das equipes locais o Tocantins ficou entre os estados com mais focos de queimadas no Brasil.

    O ministro Fernando Azevedo disse que com o sobrevoo foi possível constatar que as queimadas reduziram bastante no Tocantins, mas ainda foi presenciado alguns focos nas serras do Lajeado e do Carmo. Ele destacou ainda, que essa operação nunca havia sido realizada para esse fim, mas com a autorização por parte do presidente Jair Bolsonaro da Garantia da Lei e da Ordem, em virtude das queimadas que se alastraram no País, foi possível dar uma resposta rápida ao povo da região Amazônica e ao Governo do Tocantins, que fez uso desse artifício.

    GLO

    Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é uma operação prevista na Constituição Federal realizada exclusivamente por ordem do presidente da República, na qual autoriza o uso das Forças Armadas. A GLO ocorre geralmente nos casos em que há esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em situações graves de perturbação da ordem. As operações são reguladas pela Constituição Federal de 1988 e por um decreto de 2001, os quais concedem provisoriamente aos militares a condição de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleCampelo ‘bate de frente’ com Andrino e desabafa: Cinthia está pagando dívida milionária deixada por Amastha
    Next Article Elenil cobra retomada de incentivos fiscais para frigoríficos do Tocantins
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Sorteio mensal do Nota Palmense Premiada com prêmio de R$ 10 mil acontece no sábado, 15

    14 de agosto de 2026

    Propaganda eleitoral das Eleições 2026 começa neste domingo, 16

    14 de agosto de 2026

    Ação do MPTO requer medidas urgentes para evitar desabamento de Igreja do século XVIII em Chapada da Natividade

    14 de agosto de 2026

    Prazo para registro de candidaturas termina neste sábado, 15

    14 de agosto de 2026

    Gaguim ganha destaque pela atuação na Comissão de Orçamento e fortalece articulação por recursos para o Tocantins

    14 de agosto de 2026

    Registro de Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência é barrado por suposta fraude

    13 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Gaguim recebe apoio do prefeito de Dianópolis, fortalece articulações e amplia apoios ao Senado em seis municípios

    14 de agosto de 2026

    Sorteio mensal do Nota Palmense Premiada com prêmio de R$ 10 mil acontece no sábado, 15

    14 de agosto de 2026

    Propaganda eleitoral das Eleições 2026 começa neste domingo, 16

    14 de agosto de 2026

    Ação do MPTO requer medidas urgentes para evitar desabamento de Igreja do século XVIII em Chapada da Natividade

    14 de agosto de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.