A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza nesta quinta-feira, 3, a segunda prova do II Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desta vez, o exame contempla questões de Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e é destinada a estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio, no 3º período de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na 4ª série do ensino médio integrado. Estão aptos para fazerem a prova cerca de 21 mil estudantes.

No Colégio Estadual São José, os estudantes aproveitaram bem o tempo para responder às questões. Lucas Gomes da Silva, 18 anos, explicou que este é um momento decisivo para se obter uma vaga na faculdade. “Está chegando o período de vestibulares e o dia da prova do Enem, por isso estamos focando mais nos estudos. E esse simulado é importante como treinamento”, frisou.

Sara dos Santos Freitas, 18 anos, destacou o treinamento como forma de preparar melhor os estudantes para a prova do Enem. “Temos uma rotina de estudos mais reforçada para melhorar nossa aprendizagem. Além de passar o dia inteiro na escola, ainda reservo um tempo para estudar em casa”, contou.

O diretor José Antônio de Aguiar Gama esclareceu que a prova é realizada em ambiente semelhante aos que eles encontrarão nos dias das provas do Enem. “Esse simulado contribui para os estudantes refletirem sobre o Enem, eles passam a conhecer as normas e observam melhor o tempo disponibilizado para cada prova. Essa preparação ajuda os alunos a ficarem menos ansiosos e mais confiantes”, explicou.

No Centro de Ensino Médio Tiradentes, a aplicação da prova começou cedo. O estudante Diego Ferreira, 17 anos, fala de suas impressões sobre a prova. “Esse é um momento decisivo em nossas vidas, por isso esse treinamento é importante para nos familiarizarmos com as provas do Enem como a dos vestibulares”, comentou.

A professora Cleide Adami, que leciona matemática no CEM Tiradentes, ressaltou a aprendizagem. “Para aqueles alunos que têm interesse em estudar, essa prova, é mais um reforço”, afirmou.

O Simulado está sendo realizado em 297 unidades escolares e integra as ações do projeto # ToNoEnem desenvolvido pela Seduc, que promove ações para melhorar a qualidade do ensino médio e orientar os alunos a terem êxito nas suas realizações como Enem, vestibulares e processos seletivos para o trabalho. Outras ações do # ToNoEnem são os aulões e disponibilização de materiais de estudos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCasal suspeito de aplicar golpe de passagens e pacotes turísticos é preso em Palmas
Próximo artigoComitiva do Tocantins participa de audiência pública no Mato Grosso que discute segurança na Ilha do Bananal