Foi com muita emoção e ao som da viola do buriti que o povoado Mumbuca participou nesta segunda-feira, 07, da finalização dos cursos de design de sobrancelha, maquiagem, cabeleireiro e barbeiro, ofertados pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e do projeto “Juntos pela Cidadania”. O curso iniciado na última sexta-feira, 04, qualificou 22 moradores nas capacitações, além de realizar mais de 80 atendimentos à comunidade quilombola e a turistas que visitaram o local.

A técnica da Setas e coordenadora local dos cursos, Rosilene Barros, agradeceu a aderência da população aos cursos. De acordo com ela, a meta da Gerência de Inclusão Produtiva é levar capacitação para todos os municípios do Estado. “A intenção é levar oportunidade de geração de emprego e renda as famílias menos favorecidas, principalmente aquelas que são atendidas pelo bolsa família e pelos programas sociais atendidos pelas secretarias municipais de assistência social”, disse.

A Prefeitura de Mateiros é parceira da ação no município. O prefeito da cidade, João Martins, ressaltou os benefícios da parceria entre governo e município para levar atendimentos à comunidade. “Para mim é algo novo, tentamos organizar isso em outras gestões, mas encontramos dificuldades. Essa região é muito distante da capital e quando um projeto como esse chega até aqui, através da união de governo e municípios, eu me sinto mais empolgado em ser gestor, porque percebo a felicidade no rosto das pessoas, que estão chorando de alegria pela realização dos cursos. Estou muito emocionado com o que está acontecendo”, comemorou.

A quilombola Sirlene Barros tem 28 anos, ela é pedagoga e participou do curso de design de sobrancelha e maquiagem. Para ela, o curso proporciona novas oportunidades para os moradores da comunidade. “Esse curso traz algo novo para quilombo, uma oportunidade de aprendizado que todo mundo aproveitou com muito carinho, pois todos que se inscreveram participaram com dedicação ao curso. Ao final das aulas sempre partilhávamos nossa experiência e foi possível ver que todos estavam aprendendo e com vontade de aprender ainda mais”, relatou.

A moradora da região também conta que o curso auxiliará na melhoria da autoestima. “Acredito que esse curso proporciona mais conhecimento ao quilombo e auxilia na nossa autoestima, através da maquiagem, além disso, melhora a economia da região”, afirmou.

Juntos Pela Cidadania

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o projeto Juntos Pela Cidadania está na sua 2ª edição, levando atendimentos em diversos setores para comunidades distantes dos grandes centros. As primeiras atividades do projeto foram realizadas em Muricilândia entre os dias 24 e 26 de setembro.

Já na região do Jalapão, que recebe a 2ª edição do projeto, as ações tiveram início na segunda-feira, 07, e seguem até quarta-feira, 09, com oferta de cursos, palestras, rodas de conversa, oficinas, emissão de documentos, revelação de fotos 3×4 e realização de testes rápidos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMarilon Barbosa propõe PL que proíbe o uso de produtos agrotóxicos nas hortas comunitária da capital
Próximo artigoColinas recebe R$ 250 mil para construir calçadas e rampas