Dia do Professor Rosemary e Geovana
Dia do Professor Rosemary e Geovana

Nas escolas estaduais do Tocantins, muitos professores se destacam pela criatividade e pelo amor à profissão.  Uma dessas pessoas é Rosemary Tessarim Tinoco, que leciona no Colégio São José, em Palmas, no Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) e trabalha no Colégio Estadual Duque de Caxias, em Taquaruçu. Com o Proemi, ela atua no Campo de Integração Curricular (CIC) com a disciplina Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital.  Outra profissional que ama a Educação e que deixa extraordinárias lições de vida por onde passa é Evanilde Oliveira de Souza Castro, que atualmente trabalha na Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas.

A professora Rosemary é referência em didática de ensino, trabalha na educação há 32 anos. Na vida profissional, ela passou por diversos setores em unidades do ensino fundamental e médio e também tem experiência com a alfabetização. Rosemary atuou como gestora escolar no Colégio Estadual Duque de Caxias, na Escola Estadual Maria dos Reis, em Taquari, e na Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas.

Mas o que ela gosta de fazer é estar perto dos alunos, promovendo conhecimento e arte. Nos projetos do Proemi, neste ano, a sua turma analisou os principais meios de comunicação, as linguagens da publicidade e propaganda, e cada estudante produziu o seu próprio blog, anúncios e vídeos. “Muitos alunos utilizaram o celular para desenvolver os blogs. E como temas, eles fizerem referência ao meio ambiente, esportes, maquiagem, orquídeas. Abolimos a rotina na sala de aula e a cada encontro tentamos desenvolver atividades diferenciadas”, contou Rosemary.

Atualmente, a turma está produzindo fotografia na lata utilizando película, um projetor de slides, grafites, e alguns estão se preparando para desenvolver um projeto de iniciação científica com estudos e experimentos sobre robótica.

“Gosto de ser professora e me emociono quando os alunos me dizem que eu os ajudei a ser uma pessoa melhor. Isso representa uma gratificação pelo nosso trabalho”, frisou Rosemary.

Uma lição de vida

A educadora Evanilde nasceu no Maranhão, veio para o Tocantins para trabalhar na Escola Estadual Recurso I, em Recursolândia, no ano de 1994. Evanilde começou a trabalhar na escola com apenas o Magistério, nível médio. Ao longo da jornada profissional, ela aproveitou todas as oportunidades oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude Esportes (Seduc) para aprimorar seus conhecimentos. Cursou graduação em Letras e fez especialização em coordenação pedagógica.

Nesses 23 anos de trabalhos em escola, Evanilde disse que o momento que ela mais cresceu, como profissional e como ser humano, foi quando a escola adotou a gestão democrática. “Todas as decisões eram tomadas de forma coletiva, todos se sentiam mais responsáveis, o trabalho fluía e tínhamos bons resultados”, explicou.

Na vida, Evanilde teve que encontrar forças para enfrentar um câncer de mama. “Quando descobrimos que estamos com câncer o nosso mundo desaba, depois vem a reflexão e, no meu caso, encontrei nos meus filhos, a força para não desanimar”, contou.

Mesmo com cirurgia, quimioterapia e radioterapia, reconstrução da mana, Evanilde nunca perdeu o ânimo, a alegria interior, a fé em Deus. Ela venceu a doença e atualmente trabalha como coordenadora pedagógica na Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas, juntamente com a educadora Luciana Aparecida da Silva, que foi diretora na Escola Estadual Recurso I.

“Evanilde é uma profissional que nos ensina muito, pelo otimismo, pelo compromisso com o que faz”, comentou Maria de Lurdes Pereira da Silva, diretora da Escola Estadual Vale do Sol.

“Quando fiz uma reflexão da vida, percebi que trabalhar na educação vale a pena, pelas experiências que adquirimos e pelo trabalho que realizamos para o êxito do aluno”, enfatizou Evanilde.

A estudante Geovana Gomes Paiva, 15 anos, aluna da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual Duque de Caxias, disse que os professores merecem todo o carinho no Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. “Eles são os nossos heróis. Por meio dos professores é que surgem todas as outras profissões”, disse.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCia do Riso do IBGH levou música e brincadeiras às crianças internadas no HMA
Próximo artigoÔnibus com alunos e caminhão se chocam na TO-030, uma pessoa morreu e várias ficaram feridas