Grupo Gestor da Seduc e dirigentes municipais da regional de Guaraí
Grupo Gestor da Seduc e dirigentes municipais da regional de Guaraí

Após o encontro com os técnicos da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Guaraí, o grupo gestor da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) reuniu-se com prefeitos e secretários municipais de educação das cidades que compõem a regional. Durante o encontro, a professora Wanessa Zavarese Sechim, gestora da pasta, apresentou projetos, programas e possibilidades de parceria e apoio que a Seduc pode oferecer às redes municipais de educação.

Durante o encontro com os dirigentes municipais, a gestão estadual da educação apresentou o planejamento de políticas públicas educacionais para a oferta de uma educação de qualidade para todos. Entre os assuntos debatidos na reunião, estavam a Gerência de Apoio aos Municípios (GAM) da Seduc, os programas do Instituto Ayrton Senna (IAS), Projetos de Formação de professores, diretores e servidores administrativos das escolas.

O intuito das ações da Secretaria, conforme a professora Wanessa Sechim é possibilitar que todos os alunos tocantinenses tenham acesso à educação pública de qualidade, independente da rede a qual esteja matriculado. “Não temos alunos da rede estadual ou da rede municipal. Temos alunos tocantinenses. Aquelas crianças que estão com os municípios hoje, estarão com o Estado amanhã”, destacou.

O Tocantins é, conforme a secretária, o único estado brasileiro a contar com uma Gerência de Apoio aos Municípios. No setor, o corpo técnico é responsável por auxiliar as prefeituras em diversos assuntos referentes à educação pública. Entre as ações da GAM, estão o assessoramento, o monitoramento e a oferta de formação para a implementação dos Planos Municipais de Educação (PME). “Todo esse monitoramento e formação de professores é realizado pela equipe técnica da secretaria”, completou a gestora.

Entre os dirigentes presentes na reunião, a possibilidade de discutir diretamente com a gestão estadual programas e demandas dos municípios é importante para a implementação de políticas públicas educacionais efetivas nas cidades. “É muito importante para nós termos a Seduc nos apoiando, nos fortalecendo. Nós precisamos cada vez mais ter esse contato direto e próximo aos municípios”, destacou a secretária municipal de Educação de Fortaleza do Tabocão, Elda Cardoso.

Já o secretário de Educação do município de Pequizeiro, Euclides Parente, destacou que tem percebido uma melhora na educação de sua rede municipal. “Nós não fazemos um trabalho isolado. Temos a parceria do Estado e das demais secretarias. Acreditamos que desta forma, a educação de Pequizeiro tem melhorado”, pontuou.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeitura de Araguaína decreta ponto facultativo nesta sexta, 13
Próximo artigoAlunos são orientações sobre combate à violência contra a mulher e recebem certificados de “Guardião do Lar”