A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realizou, nessa semana, a 9ª edição do programa Educa Sanear, em Brasilândia, região norte do Estado, a 223 km de Palmas. Em dois dias de atividades, uma ampla programação contemplou públicos de diferentes faixas etárias: crianças, adultos e idosos. As atividades de cunho educativo são relacionadas ao meio ambiente, saneamento e saúde.

Na quinta-feira, 26, cerca de 150 crianças da rede pública municipal de ensino participaram de um dia especial na Câmara de Vereadores. Dinâmicas sobre uso eficiente da água despertaram nas crianças, com faixa etária dos seis aos 13 anos, o espírito de preservação ambiental, companheirismo e solidariedade.

Divididos em duas equipes, os pequenos disputaram três provas: na primeira prova um integrante de cada equipe tinha a missão de escovar os dentes usando um copo de 200 ml de água, o que conseguisse fazer toda a escovação, gastando menos água, vencia a prova. Foram desafiados ainda a fazer isso durante a semana, para que a economia de água se torne um hábito em suas vidas.

Thaila Mota, de oito anos, estudante da Escola Municipal Paulo VI, em disputa com Ian Barbosa, de seis anos, foi vencedora da prova e somou dez pontos para equipe branca, time que liderou. “Não pode gastar água, porque ela é muito importante. Tem muitas pessoas que tem que aprender a usar água, porque acha que a água é brincadeira, a água é um bem precioso”, destacou a estudante.

Para Ian Barbosa, líder da equipe azul, ficou a seguinte lição: “Não pode deixar a água ligada quando a gente vai escovar os dentes e também quando está lavando bicicleta e carro. Vou escovar meus dentes e não vou deixar a água ligada”, garantiu.

Ao longo da tarde, os pequenos ainda participaram de concurso de dança, e se deliciaram com pipoca ao assistirem o filme que conta história da água que sumiu. As atividades foram encerradas com entrega de brindes aos estudantes que se destacaram no concurso de redação e poesia.

Simultaneamente, duas oficinas aconteceram na cidade: uma com foco na formação de vigilantes voluntários e outra de artesanato e reciclagem. Ambas ministradas pela equipe de educadores ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), parceira do Educa Sanear.

Na sexta-feira, 27, o ciclo de palestras reuniu um público de 130 pessoas no auditório da Câmara de Vereadores. Quem participou de todas as palestras foi o prefeito Ricardo Dias, que agradeceu a escolha do seu município como cidade-pólo. “Fico muito agradecido a ATS, ao presidente Edinho, por ter trazido a nossa cidade este evento tão brilhante. Estamos passando por uma dificuldade com a falta de água, e o Educa Sanear, veio justamente neste momento, para nossa comunidade entender a importância de cuidar, economizar este bem fundamental para nossas vidas”, ponderou o gestor.

Parceiros

Para esta edição, a ATS contou com a parceira da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Naturatins, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Defesa Civil.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAumento das tarifas de energia é debatido na AL
Próximo artigoClube da ASSECAD recebe público de 3.207 pessoas no mês de outubro