Em sessão solene em homenagem aos dentistas realizada na manhã desta terça-feira, dia 31, na Assembleia Legislativa do Tocantins, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, reivindicou aos deputados mobilização por mais recursos para a saúde bucal no orçamento de 2018. “O CFO tem lutado com todas as forças para valorizar a profissão. Estamos em vias de fecharmos o orçamento público do ano que vem e lutamos para que todos conselhos regionais de todo o Brasil trabalhem de forma articulada para garantir mais recursos para a saúde bucal. É uma ação pioneira do CFO em parceria com os conselhos regionais na defesa de quase 300 mil cirurgiões dentistas e 100 mil técnicos espalhados por todo o Brasil. E mais defesa da saúde pública”, afirmou, em pronunciamento, durante a sessão, em homenagem ao Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro, e pela Semana Nacional da Saúde Bucal.

Ao destacar a recente criação da Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso Nacional, uma conquista do CFO com a adesão de 336 deputados federais, Juliano do Vale solicitou empenho dos parlamentares para uma articulação idêntica no Tocantins, que traria garantias às demandas da odontologia e de seus profissionais no Estado. “Todos os avanços que a odontologia precisa dependem de legislação. Garantia de orçamento, salários, condições de trabalho e postos de emprego são alguns dos exemplos, segundo os quais, se não tivermos bancada política atuante, trabalhando e defendendo a odontologia, enfrentaremos dificuldades”, disse, em seu pronunciamento, Juliano do Vale. “Faço o apelo para que a mesma iniciativa seja feita aqui no Tocantins. Entendo essa sessão solene como o primeiro passo para essa mobilização. Isso aqui é o registro da importância da nossa profissão, é um ponta pé inicial para o fortalecimento ainda maior da odontologia”, complementou.

Para Juliano do Vale, com a Frente, a odontologia se fortalece em termos de representatividade nos Parlamentos, onde se discutem as leis. “O trabalho do CFO que resultou na criação da Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso Nacional é um importante passo. Teremos deputados federais comprometidos em ouvir e atuar pelas as demandas da classe odontológica. Um exemplo desse em nível estadual é uma iniciativa que reforça esse trabalho”, comentou.

Ao se dirigir à deputada estadual Luana Ribeiro (PR), que presidiu a sessão, o presidente do CFO disse ser fundamental para a classe contar com apoio de agentes públicos que defendem a odontologia. “Temos que ter compromisso com os agentes públicos que valorizam a odontologia e trabalham em prol de nossa profissão, reconhecem a nossa importância dentro do sistema de saúde”, declarou, ressaltando ainda a participação do deputado federal Carlos Henrique Gaguim (Podemos), que foi quem mobilizou os deputados para a criação da Frente Parlamentar, em Brasília.

COMPROMISSO DA DEPUTADA

A deputada Luana Ribeiro, que após pedido do CFO requereu a realização da sessão, se colocou à disposição das entidades nas demandas relacionadas à saúde bucal. “A odontologia é uma das áreas mais importantes na área da saúde. O Tocantins, por exemplo, é referência na área hospitalar da odontologia. Contem com nossa luta e nosso apoio.  O Conselho Federal e tem sua dimensão nacional ao englobar todo o país. Muito nos honra ter um tocantinense presidindo o conselho federal. Mostra que nosso Tocantins é forte e tem representatividade”, afirmou a deputada, logo após o pronunciamento de Juliano do Vale.

REIVINDICAÇÕES

Outro momento da sessão com destaque para reivindicação e melhorias aos profissionais da odontologia foi protagonizado pelo presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (Sicideto), Ricardo Martinez Camolesi. Ele reforçou o pedido para melhor representatividade da categoria e citou, entre outras demandas, a concretização dos planos de cargos e carreiras dos profissionais nos municípios, a melhoria das condições de trabalhos dos dentistas no Tocantins e cumprimento de lei da odontologia, instituída no Estado. “Nós somos uma classe que luta e estamos aí para salvar vidas”, comentou.

HOMENAGEM

Houve homenagens concedidas pela deputada Luana Ribeiro, que presidiu a sessão. Foram agraciados com uma réplica de um dente simbolizando a profissão dos cirurgiões o ex-deputado estadual Raimundo Palito, o próprio presidente do CFO, Juliano do Vale, e a familiares de Cláudio Roberto Souza Abella e Flávio Augusto da Silva Souza, já falecidos, pelo trabalho desenvolvido à odontologia tocantinense.

Escolhido para falar em nome dos parentes e amigos dos homenageados, Juliano do Vale destacou a representatividade da classe na sessão. “Estão aqui representantes de todas entidades da odontologia do Estado, faculdades, Conselho Estadual de Saúde, entre outros, o que nos orgulha muito. Estou multiplamente emocionado por falar em nome dos homenageados. Satisfação de ter convivido com os três homenageados que tanto fizeram para a nossa profissão. Homenagem muitíssima justa, pois, eles são merecedores desse reconhecimento”, finalizou.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorComunidade busca mais conhecimento no Investe Araguaína nos Bairros
Próximo artigoPM apreende armas e munições na zona rural de Novo Jardim