O presidente da Adapec, Humberto Camelo, participou da abertura do Seminário de Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, na manhã desta quarta-feira, 18, em Palmas. O evento, que é promovido pela Vigilância Sanitária Estadual, tem como principal objetivo promover capacitação voltada à sensibilização e atualização dos profissionais envolvidos no controle sanitário de alimentos, produtores e organizações afins sobre a temática.

“A Adapec, mesmo sendo um órgão fiscalizador, exerce um papel importante prestando orientações aos produtores rurais e a sociedade civil, com palestras e execução de projetos em escolas municipais e estaduais, abordando a importância do consumo de alimentos inspecionados à saúde pública” disse Humberto Camelo durante o discurso. Na oportunidade, o presidente também abordou sobre a atuação na área de inspeção animal nos 26 estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

O diretor de Vigilãncia Sanitária, Thiago Botelho, apresentou o panorama atual da legislação sanitária vigente, além de abordar sobre a minuta da Lei que está sendo elaborada com a participação de diversos órgãos. O secretário de saúde do Tocantins, Marcos Esner Musafir, disse que o debate é construtivo, pois visa ampliar o mercado com a produção de produtos com segurança alimentar. “Atualmente, 60% das pessoas que procuram as unidades báscias de saúde é em decorrência de infecção alimentar, por isso, é preciso melhorar a legislação, superar desafios e crescer”, enfatizou Musafir.

Palestra

Entre as palestras da programação do evento, será ministrada uma da Adapec com o tema: Projeto piloto de abate em pequena escala de frigoríficos de bovinos com SIE, ministrada pelo inspetor agropecuário, Ricardo Matarazzo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEx-prefeito do Sul do Estado tem direitos políticos suspensos por três anos
Próximo artigoMPE qualifica jovens em situação de vulnerabilidade social