Cerca de cinco toneladas de sementes irregulares de capim foram apreendidas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), na quarta-feira, 18, no posto fiscal da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-153, próximo à cidade de Paraíso do Tocantins.  A carga estava sem documentação fiscal e fitossanitária, e sem comprovação de procedência e dos padrões de germinação e pureza. O material foi destruído no aterro sanitário do município e o motorista multado em R$ 2.700 pela Agência.

De acordo com a supervisora técnica da área vegetal, Francisca Wilma Neide de Lima, o caminhão foi parado pela PRF por excesso de carga, os policiais descobriram sementes camufladas com material de construção, por isso, acionaram a Agência. “As sementes estavam em sacos sem nenhuma identificação, o que é proibido, verificamos ainda terra em excesso misturada às sementes configurando fraude no peso”, explica. O motorista não comprovou a origem e o destino da carga.

Sementes ilegais podem disseminar pragas nas lavouras e causar grandes prejuízos aos produtores rurais. “O produtor deve ficar atento e comprar sementes em estabelecimentos licenciados pela Adapec, exigir a nota fiscal e o Termo de Conformidade do produto, onde consta a origem, lote, validade entre outras informações”, alertou o diretor de defesa, sanidade e inspeção vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse que ações integradas com outras instituições têm colaborado com a fiscalização, que visa resguardar o patrimônio zoofitossanitário do Estado. “É uma dinâmica que traz grandes benefícios à sociedade e colabora com a preservação da sanidade agropecuária”, pontua.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE obtém bloqueio de recursos do Estado para custear cirurgia de criança
Próximo artigoTemporada do Tribunal do Júri tem início em Araguaína