Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Escola de Colinas realiza mobilização do Outubro Rosa com estudantes e servidores
    NORTE

    Escola de Colinas realiza mobilização do Outubro Rosa com estudantes e servidores

    Por Norte do Tocantins6 de outubro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    A campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.  No Tocantins, escolas da rede estadual aderiram à causa e estão auxiliando na divulgação das informações que podem ajudar a salvar vidas.

    Uma dessas unidades de ensino é a Escola Presbiteriana de Colinas, que está realizando ações com servidores e estudantes relacionadas à campanha. Nesta semana, um grupo de alunos e servidores está percorrendo as dependências da instituição para divulgar a campanha. A ação foi idealizada pela coordenadora de Programas e Projetos da unidade de ensino, Aldean Abreu, e a monitora escolar Cláudia Fernanda.

    De acordo com a diretora da Escola Presbiteriana, Geraldina Lopes da Paixão Costa, a iniciativa de envolver os estudantes “tem como meta fazer com que eles sejam multiplicadores da campanha, levando para seus familiares e amigos informações sobre o câncer de mama e ajudando a combater a mortalidade e mulheres acometidas pela doença”.

    Diagnóstico precoce

    A auxiliar de secretaria da unidade escolar, Cleonice Maria Lima Barros, já teve câncer de mama. Para ela, a campanha Outubro Rosa é de “extrema importância” por alertar as mulheres sobre a doença. “Na época que descobri não havia tanta informação sobre o câncer de mama e, principalmente, orientações da necessidade da prevenção e o diagnóstico precoce. Nem se falava de autoexame”, conta.

    Segundo Cleonice, a iniciativa da escola em envolver os estudantes na divulgação da campanha é de grande relevância. “Acho importantíssimo que as pessoas conheçam o que é o câncer de mama e como ele é comum entre as mulheres. Esses alunos que estão aprendendo mais sobre a doença vão levar as informações para suas casas e chamar a atenção para que as mulheres façam o autoexame, a mamografia, e que, se tiverem câncer, elas possam, assim como eu, se tratar enquanto há tempo”, ressalta.

    Sobre o Câncer de Mama

    Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos.

    Prevenção

    De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), hábitos como praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar podem reduzir em até 30% o risco de desenvolver câncer de mama. O Inca ainda orienta a realização do autoexame e do exame clínico das mamas a partir dos 50 anos.

    O câncer de mama também pode acometer homens, mas é raro. Os registros do Inca mostram que somente 1% dos cânceres de mama atingem pessoas do sexo masculino, ou seja, a cada 100 diagnósticos novos de câncer de mama, 99 são em mulheres e apenas um em homens.

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo Anterior1ª Corrida da Justiça recebe inscrições a partir desta quinta-feira
    Próximo artigo Josi presta homenagem ao Tocantins e ressalta a importância da criação do Estado
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.