Alunos do curso técnico em enfermagem
Alunos do curso técnico em enfermagem
Alunos do curso técnico em enfermagem

Alunos do curso técnico em Enfermagem do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, realizaram nesta quinta-feira, 27, a apresentação do projeto “Juntos contra o câncer de mama”. Orientados pelo professor André Cruz Morais Silva, os estudantes realizaram uma palestra aos servidores da Diretoria Regional de Educação (DRE) sobre a importância do autoexame da mama para o diagnóstico precoce da doença.

A palestra foi a culminância do projeto que contou com uma pesquisa, resultando na publicação de artigo científico sobre o panorama da prevenção ao câncer de mama no município de Tocantinópolis. “Esse estudo pretendeu identificar, em um grupo de mulheres maiores de 35 anos de idade, da cidade de Tocantinópolis, aquelas que ainda não realizaram nenhum exame de prevenção e rastreamento do câncer de mama”, explicou o professor André Cruz.

De acordo com o professor, a partir da apresentação dos dados da pesquisa, é possível alertar as mulheres sobre a importância do autoexame e da prevenção à doença que mais mata mulheres no Brasil. “É importante destacar que com a realização desta pesquisa é possível que haja uma maior preocupação em incentivar as mulheres a buscarem mais conhecimento sobre o câncer de mama. Quanto à realização dos exames de prevenção e rastreamento, detectou-se que 63% das entrevistadas nunca realizaram nem o autoexame das mamas”, destacou.

Raimunda Pereira Brito é técnica da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis e destacou a importância do acúmulo de informações sobre o câncer de mama e as formas de prevenção à doença. “É muito bom podermos ter esse tipo de informação, porque muitas vezes negligenciamos a nossa saúde e deixamos de fazer o autoexame. Quando percebemos, já poderá ser tarde demais”, completou.

Outubro Rosa

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) vem implementando, desde o início do mês, ações alusivas ao Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção ao câncer de mama. Para maximizar a ação, estão sendo realizadas ações de conscientização tanto na sede da Seduc, como nas Diretorias Regionais de Educação e nas escolas da rede estadual de ensino em todo o Estado.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE recomenda que Município de Araguaína faça reparos em ponte do povoado Gurguéia
Próximo artigoAdapec recolhe mais de 300 embalagens vazias de agrotóxicos em Santa Fé do Araguaia