Gerente do Censo Escolar no Tocantins, Osvaldo Dantas
Gerente do Censo Escolar no Tocantins, Osvaldo Dantas
Gerente do Censo Escolar no Tocantins, Osvaldo Dantas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União do dia 5 de outubro os dados preliminares do Censo Escolar 2015. A partir desta data, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu o sistema Educacenso onde são cadastradas as informações de todas as escolas de educação básica do país.  O prazo final para retificação de dados se encerra no dia 4 de novembro.

No Tocantins, a mobilização e suporte às unidades escolares são realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).  O gerente do Censo Escolar da pasta, Osvaldo Dantas, explica a necessidade de todas as unidades de ensino prestarem as informações ao Inep. “É por meio desses dados que o MEC se baseia para destinar os recursos para a educação, como os repasses para a alimentação escolar, o número de exemplares de livros didáticos, dentre outros projetos e ações do Ministério da Educação”, pontua.

Com o trabalho de acompanhamento da Gerência do Censo Escolar da Seduc e dos técnicos das Diretorias Regionais da Educação (DREs), todas as escolas da rede estadual do Tocantins finalizaram o cadastramento. Agora, os gestores terão apenas que rever os dados para correção de eventuais erros. Já as unidades das redes municipais, além de retificarem incorreções, terão ainda a oportunidade para atualizarem os dados quanto à matrícula, docentes e gerais das escolas, desde que as informações reflitam a realidade da unidade de ensino até a data de referência do Censo Escolar, a última quarta-feira de maio (27).

Aumento nas matrículas

A publicação do MEC traz o número de matrículas inicial em todas as etapas da educação básica, da creche ao ensino médio, nas redes estaduais e municipais, em tempo parcial e integral. No Tocantins, contrariando a tendência nacional dos últimos anos, que vem registrando queda no número de matrículas nas escolas públicas, o relatório preliminar aponta que os matriculados estão aumentando. Considerando todas as escolas públicas do Estado, em 2014 eram 500.193 alunos. Este ano, os dados informados pelo MEC, trazem o registro de 508.313 estudantes nas unidades escolares tocantinenses do Estado e municípios.

“A explicação para essa redução, na maior parte do Brasil, de novos estudantes matriculados se deve, principalmente, à queda da natalidade. Já o Tocantins, por ser um estado novo e que todos os dias recebe famílias oriundas de outros estados, tende a ter também, o acréscimo de alunos matriculados”, destaca Osvaldo Dantas, lembrando que esse quantitativo pode ser ainda maior após a finalização do Censo deste ano.

O Censo Escolar é realizado anualmente em todo o país. Os dados coletados são utilizados na elaboração de diagnósticos sobre a educação básica brasileira, além de serem referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação. Os dados preliminares podem ser conferidos no link disponível no site da Seduc. (Ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMarido morre nos braços da mulher após fazer sexo e artéria do coração estourar
Próximo artigoTSE decide abrir processo que pode levar à cassação de Dilma Rousseff