350Na próxima sexta-feira, 9, os amigos tocantinenses poderão se despedir numa cerimônia , do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, que faleceu às 20h30 do último sábado, 3, após uma parada cardíaca. Eudoro Pedroza lutava contra um câncer no pulmão e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Anis Rassi, desde sexta-feira,2. A cerimônia será realizada às 19h30, na Catedral do Divino Espírito Santo, na praça dos Girassóis, em Palmas. Na ocasião, haverá missa e homenagens.

O amor de Eudoro Pedroza pelo Estado do Tocantins, aonde se estabeleceu ainda em 1982, é representado na decisão dos familiares que, em atenção ao desejo do secretário, vão espalhar aqui suas cinzas, mais especificamente nas dunas do Jalapão.

Luto

O falecimento do secretário é motivo de grande comoção. Autoridades políticas, amigos, servidores públicos e representantes de instituições têm se manifestado, por meio de notas e postagens nas redes sociais, lamentando o falecimento do secretário. No cemitério, em Goiânia, amigos e familiares de diversos estados estão reunidos para a despedida.

Em sinal de pesar, o governador Marcelo Miranda declarou luto oficial de três dias em todo o Tocantins. Em nota, ele enfatizou a perda não só do político e empresário, mas de um grande amigo. “Mais que um político extraordinário, Eudoro Pedroza foi um grande empresário e o melhor: tudo o que se pode esperar de um verdadeiro amigo. O PMDB perde um grande líder, um exímio mediador, sempre presente, atuante e respeitado na história política do Goiás e do Tocantins. Deixará saudades não apenas no coração dos que tiveram o mérito de conviver com ele. Suas conquistas, feitos, gestos e ações farão parte da história do Estado, do povo tocantinense. Aos familiares, todo o nosso apoio e o nosso mais profundo pesar”, disse o governador.

Muito querido entre os integrantes da equipe que comandava na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur),  ele foi homenageado também pelos servidores, que, em nota, lamentaram a perda e enfatizaram algumas de suas qualidades mais marcantes. “Um exemplo de generosidade, honestidade e humildade, deixa um legado de trabalho e dedicação ao povo do Tocantins. Cada um de nós, que tivemos a honra de com ele conviver e trabalhar, seguiremos com o compromisso e a certeza da continuidade deste legado, pois sabemos que este era o seu desejo. De todos nós, fica o agradecimento mais sincero e em nossos corações, a imensa saudade deste homem honrado e batalhador, que foi, é e sempre será um exemplo a ser seguido”, diz a nota da equipe.

Perfil

Nascido em Goiânia (GO), Eudoro Guilherme Zacharias Pedroza é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1965). Por 20 anos se dedicou à advocacia. Mudou-se para o Estado do Tocantins em 1982. Foi diretor, vice-presidente e presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás.

Também, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás, deputado estadual pelo Tocantins de 1991 a 1995, secretário de Governo do Estado do Tocantins,  secretário de Indústria e Comércio do Estado do Tocantins em 2006, conselheiro do Sebrae de Goiás e Tocantins, deputado federal em 1996, vice-presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Skol e presidente do Diretório Regional do PMDB do Tocantins.

Fundou várias Associações Comerciais, inclusive no então Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins. Construiu o prédio da Associação Comercial e Industrial de Goiás, que leva o nome do seu pai, Santino Lyra Pedroza. Atualmente, é secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Tocantins.

Seu amor pelas comunidades da região do Jalapão, e os projetos sociais que realiza há mais de 10 anos, renderam a Eudoro Pedroza o Título de Cidadão Jalapoense. Muito querido pelos moradores, é frequentemente citados como Embaixador do Jalapão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorChimbinha é vaiado e deixa palco em Teresina após Joelma se recusar a dançar
Próximo artigoGoverno está comprometido com a captação e aplicação de recursos federais