Presidente Regional do PSD (Irajá Abreu)
presidente regional do PSD (Irajá Abreu)
presidente regional do PSD (Irajá Abreu)

O presidente regional do PSD, deputado federal Irajá Abreu informou nesta sexta-feira (18) que ingressou com uma representação na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) contra o secretário de Relações Institucionais e pré-candidato ao governo do Estado, Eduardo Siqueira Campos. Irajá quer que a PRE investigue supostas “ameaças e chantagens” que o secretário estaria fazendo contra prefeitos de partidos de oposição, “especialmente do PSD”.

 Segundo o deputado, as supostas ameaças envolveriam o “não repasses de verbas públicas e de interferência em processos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE ) e Tribunal de Contas do Estado (TCE)”. “Formalizamos a denúncia à PRE, por tratar-se de fatos de extrema gravidade, os quais objetivam desequilibrar o período de pré-campanha em favor do declarado pré-candidato do governo”, afirma Irajá.

 Irajá trouxe a pública as supostas ameaças de Eduardo a prefeitos em nota nessa quinta-feira, 17. Em resposta, o secretário atribuiu as acusações ao “notório desespero e destempero que ele [Irajá] e outros membros da família vêm sendo protagonistas nos últimos dias”.

 “O cumprimento do calendário eleitoral e as consequentes mudanças nos quadros partidários são fatos naturais dentro da democracia. Faz-se necessário aprender a respeitar a independência, opinião e as decisões de quem milita na vida pública e partidária”, afirmou o secretário.

 Entenda

Kátia e Irajá apoiaram a eleição do governador Siqueira Campos (PSDB) nas eleições de 2010. Para isso, romperam com o grupo do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), ao lado de quem Kãtia foi eleita senadora, em 2006, justamente contra Eduardo.

 Em setembro Kátia foi convidada para ingressar no PMDB e, durante as discussões com o partido, Irajá deixou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, que exercia no governo Siqueira Campos.

 Confira a nota de Irajá desta sexta-feira:

 “NOTA À IMPRENSA”

 O Partido Social Democrático(PSD) protocolou na tarde desta sexta-feira, 18, na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE),em Palmas (TO), representação requerendo investigação de ameaças e chantagens praticadas pelo ex-senador, secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, a prefeitos de partidos de oposição, especialmente do PSD, com ameaças de não repasses de verbas públicas e de interferência em processos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 Formalizamos a denúncia à PRE, por tratar-se de Fatos de extrema gravidade, os quais objetivam desequilibrar o período de pré-campanha em favor do declarado pré-candidato do governo.

 Ciente das minhas atribuições enquanto presidente regional do PSD cumpro o dever de denunciar tão graves atos, levando ao conhecimento do Ministério Público Federal, para que tome as providências no sentido de apurar tais denúncias.

 Palmas, 18 de outubro de 2013

IRAJÁ ABREU

Presidente da Comissão Provisória Regional do PSD”

 

Confira a íntegra da nota dessa quinta-feira de Eduardo Siqueira:

“NOTA

Repudio, de forma veemente, as acusações feitas pelo parlamentar, só podendo atribuir às mesmas ao notório desespero e destempero que ele e outros membros da família vêm sendo protagonistas nos últimos dias.

 O cumprimento do calendário eleitoral e as consequentes mudanças nos quadros partidários são fatos naturais dentro da democracia. Faz-se necessário aprender a respeitar a independência, opinião e as decisões de quem milita na vida pública e partidária.

 O autor das supostas denúncias protagonizou recentemente um espetáculo de desrespeito e de desequilíbrio quando da visita que fez à casa do vice-governador do Estado que, por pouco, não virou caso de polícia, conforme a imprensa noticiou. Para não ir mais longe: é manchete da imprensa hoje mais uma ação da família do deputado, que insiste em dominar outro partido em detrimento do desejo de seus filiados.

 Os prefeitos e líderes do Estado do Tocantins são maduros, experientes e capazes de decidir os seus rumos, de saberem tomar suas decisões e tudo o que não desejam é conviver com a arrogância e a truculência daqueles que pretendem se impor pela força.

 Sigo com serenidade, respeitando os partidos, seus integrantes, os prefeitos, as instituições constituídas e a democracia.

 Não sou culpado pelo esvaziamento do partido que o deputado denunciante integra.

 E, por fim, acredito que a opinião pública entenderá com facilidade essas circunstâncias, tendo em vista que a primeira a deixar o partido do deputado foi a sua própria mãe.

Eduardo Siqueira Campos

Secretário de Relações Institucionais”

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAcidente deixa vítima fatal no Estado do Maranhão
Próximo artigoXambioá : SENAR oferece Curso de Piscicultura em Tanque Rede para assentados