Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Em Araguaína, motorista de caminhão que tombou com 75 índios se apresenta à polícia
    NORTE

    Em Araguaína, motorista de caminhão que tombou com 75 índios se apresenta à polícia

    Por Norte do Tocantins17 de outubro de 2013
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    cacique mostra os ferimentos do rosto e do braço (foto: reprodução/g1 to)Ele alega que fugiu do local com medo da reação dos indígenas.

    O motorista do caminhão que transportava 75 índios e que tombou em um acidente na noite desta segunda-feira (14), se apresentou na Delegacia Regional de Araguaína, nesta quarta-feira (16). Segundo a delegada Verônica Carvalho, Gilvan Alves da Silva, 33 anos, chegou à delegacia acompanhado do advogado e afirmou que fugiu do local com medo da reação dos índios. “Mencionou que ele evadiu no sentido de preservar a sua integridade física”, explica.

    A delegada disse ainda que após prestar depoimento o motorista foi liberado. Cerca de 20 pessoas já foram ouvidas na investigação, que tenta apontar quais foram as causas do acidente. Três índios morreram e outros 20 ficaram feridos quando o caminhão tombou na BR-010, entre os municípios de Barra do Ouro e Itacajá. As vítimas foram socorridas com a ajuda de carros particulares e ambulâncias de cidades vizinhas.

    O cacique da aldeia Bacurí, Antônio Krahô, está entre as vítimas do acidente e se recupera dos ferimentos que sofreu na cabeça e no braço direito. “Estou me consultando, tomando comprimidos. Já consigo levantar o braço”, conta mostrando os machucados.

    Dez pessoas continuam internadas no Hospital de Referência de Araguaína. Os índios que receberam alta foram levados para a Casa de Apoio a Saúde Indígena de Araguaína (Casai). No local, 22 adultos e 13 crianças, que estavam no caminhão, estão sendo acompanhados por uma equipe médica antes de voltar para as aldeias. “A maior preocupação nossa é que a maioria deles tiveram muito traumatismo craniano”, disse o médico Angel Lemes.

    Os índios disseram que perderam roupas e documentos no acidente. Por isso, a Casai está pedindo ajuda para quem puder fazer doações à instituição. “A equipe da Casai fez uma campanha com alguns parceiros que já tem na cidade e recolheu algumas roupas. A gente está pedindo essa colaboração à comunidade de Araguaína, com doação de roupas, calçados, fraldas descartáveis”, disse a coordenadora da instituição, Ivaneizília Noleto.

    Entenda

    A Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou um ofício à Prefeitura de Itacajá solicitando um caminhão, em um período de cinco dias, que seria utilizado para carregar materiais para as aldeias. Segundo a prefeitura, a gestão desconhecia que o veículo seria usado para transportar pessoas.

    O motorista perdeu o controle do veículo e tombou na BR-010, onde cerca de 70km não são pavimentados. A maior parte das pessoas foi arremessada para fora da pista. Entre as vítimas, duas crianças, de 8 e 13 anos e Valdir Krahô, de 35 anos. Ana Catôco Krahô perdeu o marido e a filha no acidente. Ela conseguiu salvar apenas a outra filha, Isabela, de 8 meses.

    O cacique da Aldeia Nova, Aroldo Krahô, contou que o motorista dirigia em alta velocidade e, após o acidente, fugiu do local. A suspeita é de que o motorista estava alcoolizado. Os pneus traseiros do veículo estavam carecas.

    Ao todo, 56 pessoas foram hospitalizadas, sendo 27 no Hospital de Referência de Araguaína, e 29 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor Araguaína Sul; 17 estão em observação. Quase a metade dos atendidos eram crianças entre dois e 12 anos. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Araguaína.( g1 to)

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorMédico palmense terá de devolver R$ 90 mil aos cofres públicos
    Próximo artigo Polícia recupera motocicleta furtada em Araguaína, suspeitos são detidos
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.