julio cesar
julio cesar

A captação de recursos federais é um dos principais temas do Encontro Macrorregional de Gestão e Municipalidade, que acontece entre os dias 2 e 4 de outubro, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), em Araguaína. A capacitação dos profissionais para elaboração de projetos de qualidade, seguindo a legislação que rege os convênios, é o objetivo das palestras e das oficinas gratuitas que tratam do tema. As inscrições para as cinco oficinas são limitadas e podem ser feita pelo site da Prefeitura no endereço www.araguaina.to.gov.br/emgm.

Desafios

No evento, o secretário de Gestão e Captação de Recursos do Município, Júlio César Sampaio, realizará a palestra “Captação de Recursos: Desafios para os Municípios”, no dia 2, às 16h30. Durante a explanação, o secretário abordará sobre os recursos federais necessários para atender às demandas da população por serviços públicos. “O maior desafio do gestor municipal é perceber que é necessário investir na qualificação profissional de seus servidores, além de mantê-los motivados, elaborar projetos de qualidade e

ter principalmente entendimento sobre a legislação que rege os convênios, licitações e contratos”, aponta Sampaio. “É importante saber que cada vez mais os órgãos concedentes [Governo Federal] e os órgãos de controle [TCU, CGU entre outros] estão mais exigentes”, mostra.

Segundo Sampaio, o cenário dos municípios para captação de recursos está favorável e as políticas de condução dos programas e projetos de promoção do desenvolvimento regional nas escalas macro, micro e sub-regionais permitem que todos os municípios tenham acesso aos recursos federais. “O encontro objetiva melhorar a gestão pública municipal e prepará-la para a possibilidade de obtenção desses recursos”, finaliza.

Gestão de pessoas

As oficinas e palestras do Encontro Macrorregional de Gestão e Municipalidade atentam ainda para a gestão de pessoas, umas principais questões estratégicas nas organizações. “A capacitação reveste-se de importância na gestão de pessoas, utilizando-o no sentido de ser um processo para preparar, capacitar os trabalhadores a fim de melhorar a qualidade do desempenho das suas funções”, diz o secretário, acrescentando que são “as pessoas que fazem a ação, manipulam as técnicas, atendem os clientes, são usuários e transcendem às administrações. São elas que fazem a organização, tornando visíveis os resultados de qualquer ação positiva”.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAcusados de assalto nas redondezas da Fabic em Augustinópolis são presos
Próximo artigoApós matar com facadas no ”esquinão bar” em Tabocão homem é capturado dentro de sofá