Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Governo do Tocantins promove capacitação para os entrevistadores do Cadastro Único em Araguatins, Natividade e Guaraí
    TOCANTINS

    Governo do Tocantins promove capacitação para os entrevistadores do Cadastro Único em Araguatins, Natividade e Guaraí

    Por Norte do Tocantins5 de setembro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Foto: Governo do TO

    Com o objetivo de capacitar os técnicos municipais que trabalham na gestão do Cadastro Único, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove um curso de Capacitação para Entrevistadores dos Formulários do Cadastro Único. O evento ocorre em três municípios polos, que são: Araguatins, Natividade e Guaraí.

    Em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, a capacitação ocorre da segunda-feira, 9, até sexta-feira, 13, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Campus da Unitins,  no antigo Colégio Osvaldo Franco, situado na rua Siqueira Campos, 122, Centro.

    Em Natividade, à cerca de 200 km da Capital, a capacitação ocorre de 23 a 27 deste mês, também em horário comercial, no Centro Vocacional Tecnológico “Cloris Rodrigues Freitas Torres”, localizado na rua José Hermano s/n, no setor Jardim Serrano. Já em Guaraí, há 180 km de Palmas, o curso será realizado de 13 a 19 de outubro.

    A diretora do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Programas Especiais da Setas, Rosane Voltorini, destaca que a capacitação está focada no aprimoramento da coleta e atualização de dados. “Os técnicos da Setas levarão aos participantes as informações cruciais para que eles possam realizar o preenchimento dos formulários de cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade do modo mais adequado. Esse preenchimento correto é fundamental para que essas famílias possam ser atendidas com prioridade”.

    A capacitação será ministrada pela equipe do Cadastro Único, da gerência de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, da Setas/Tocantins. Os trabalhadores municipais que desejam participar da capacitação deverão se inscrever no polo mais próximo ou adequado para seu município. Serão disponibilizadas 50 vagas para cada município polo e as inscrições serão encerradas assim que completar a quantidade estabelecida. Para que os participantes consigam ser aprovados na capacitação, será necessário o acerto de pelo menos 80% no teste de aprovação.

    A secretária executiva da Setas, Alessandra Camargo, ressalta que a iniciativa faz parte dos esforços contínuos da Setas em promover a inclusão social e garantir que as políticas públicas do Estado cheguem de forma eficiente às famílias que mais necessitam.

    Cadastro Único 

    O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados que foi criado pelo governo federal para identificar e caracterizar as famílias brasileiras de baixa renda.

    Seu uso é obrigatório para todos os programas sociais federais direcionados para a população de baixa renda, com exceção dos programas da Previdência Social. Dessa forma, o Cadastro Único se torna uma porta de entrada para o acesso a diferentes programas sociais.

    Atendendo um público amplo e diversificado em relação à faixa etária, modos de produção e condições socioeconômicas, os programas sociais usuários podem conceder benefícios monetários ou não monetários, como: auxílio financeiro, descontos em taxas e contribuições, redução das taxas de crédito, serviços sociais e acesso a tecnologias sociais ou de infraestrutura, ou seja, o Cadastro Único é uma importante ferramenta de auxílio na seleção de beneficiários para os diferentes programas sociais.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorGovernador Wanderlei Barbosa articula projetos de infraestrutura rodoviária com o ministro dos Transportes
    Próximo artigo Vegetação às margens da Lagoa da Serra, em Rio da Conceição, é atingido por incêndio e visitantes precisam sair às pressas
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Homem é condenado por perseguição virtual com perfil falso ao atual namorado da ex-companheira

    15 de abril de 2026

    Transparência em emendas parlamentares: MPTO detalha regras de rastreabilidade para Filadélfia e Babaçulândia

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.