Foto: Lia Mara

As receitas apresentadas pelos chefs regionais Eduardo Ramon e Roni Abrão no primeiro dia do Cozinha Show foram literalmente de dar água na boca. Com técnicas que valorizam o corte, evitam desperdício e ingredientes de fácil acesso, os chefs atraíram olhares atentos às receitas.

Eduardo Ramon apresentou um bife ancho com chimichurri como prato principal. “Ensinar as pessoas que elas podem cozinhar com o que têm em casa é uma missão, porque o conhecimento é a forma que temos de vencer dificuldades. Na culinária, qualquer pessoa pode, com um pouco de conhecimento, fazer algo diferente pra comer em casa”, conta o chef que abriu o 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu.

Pela primeira vez no Cozinha Show, o renomado chef Roni Abrão trouxe conhecimento sobre a valorização da carne a partir do corte e modo de preparo. “A cozinha é lugar de compartilhar e a ideia aqui é trazer conhecimento e também ouvir das pessoas o que elas têm a contribuir. Todos podem ensinar alguma coisa na cozinha. Além disso, o propósito de desmistificar novos cortes é também para promover novas experiências às pessoas.”

“A estudante de gastronomia Ana Beatriz Aguiar cozinha em casa e sonha em ser chef. “Aprender com chefs experientes é uma oportunidade única para quem vê a gastronomia profissionalmente como eu. Infelizmente não há um curso presencial, então aprendo na internet, aplico e um dia quero abrir um restaurante”, conta.

O empresário Diogo Mesquita foi ao festival pela primeira vez após a pandemia, com a esposa e os filhos. “Cozinho em casa para a família e me interesso em aprender técnicas para fazer pratos diferentes. Hoje mesmo tive a chance de aprender coisas novas com ingredientes que eu tenho na dispensa e vou aplicar.”

Para o presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Tom Lyra, abrir o Cozinha Show com nomes regionais “é dar oportunidade para os nossos chefs serem inseridos no cenário nacional e internacional. Por exemplo o Roni, que já é conhecido em todo Brasil e o Eduardo, que vem seguindo os passos dele. Eles estão aqui para mostrar aos jovens tocantinenses que existe oportunidade e mercado na gastronomia.”

Durante as apresentações, os chefs responderam aos questionamentos da plateia sobre substituições, curiosidades no preparo dos alimentos, ingredientes, cortes e ponto. Os participantes também puderam degustar os pratos preparados pelos convidados.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorNando Reis abre shows nacionais do Festival Gastronômico de Taquaruçu
Próximo artigoMPTO, PM, Sebrae, Energisa e Naturatins desenvolverão ações voltadas à preservação do capim dourado, no Jalapão