O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na noite desta terça-feira, 21, da solenidade de formatura do 4º Curso de Policiamento Ambiental (CPA) no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar (PMTO). O evento também contou com a presença do comandante-geral da PMTO, coronel Júlio Manoel da Silva Neto.

Foram capacitados 18 policiais militares durante a instrução que ocorreu entre 31 de julho e 10 de setembro de 2021. As atuações frente ao combate dos ilícitos ambientais exigem dos policiais militares ambientais tecnicidade especializada.

O objetivo do CPA foi capacitar os integrantes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), unidade especializada na proteção ambiental, com conhecimentos teóricos e práticos quanto a atuação preventiva, repressiva, relacionadas aos crimes/infrações ambientais, e na área de educação ambiental, preparando-os para desempenhar com excelência o poder de polícia ambiental dentro da sua competência legal, contribuindo com a preservação da biodiversidade por meio de ações voltadas às fiscalizações.

Segundo o formando e orador da turma, subtenente Roberto Mendes de Souza, o curso é um sonho se tornando realidade. “É preciso de pessoas com coragem, persistência e determinação. Nesta noite estamos materializando um projeto que foi escrito pelo Batalhão de Polícia Ambiental. Hoje, 18 formandos receberão o brevê da onça, um símbolo que significa para todos nós e que nos habilita a atuarmos como Polícia especializada em todo o Estado do Tocantins. Teremos a responsabilidade de combater as infrações e crimes ambientais”, destacou.

Para o comandante-geral da PM, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, o trabalho de todos os batalhões da PM é de extrema excelência. “Só tenho a agradecer aos senhores pelo trabalho que vem desempenhando no meio ambiental do nosso Estado, quanto à orientação e à repressão. Um trabalho de excelência. Gostaria de agradecer ao nosso Governo do Estado, ao governador Mauro Carlesse e ao vice Wanderlei Barbosa pelo apoio à nossa Polícia Militar. Cada vez mais a gestão investe nos nossos recursos humanos. O maior patrimônio que a PM possui são vocês, nossos militares”, declarou.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a dedicação da Polícia Ambiental. “Uma alegria para nós. Sabendo que a PM vem se qualificando para atender bem nossa população para combater o que tiver que ser combatido. A polícia está preparada para isso. São mais de 380 horas de curso, que deu a vocês a firmeza, segurança, equilíbrio e sabedoria no cumprimento das atividades. Em nome do governador Calesse, eu quero parabenizar e agradecer o empenho e dedicação que a PM tem tido”, reforçou.

Equipamentos

Para potencializar a realização das atividades de policiamento ambiental aquático, a Polícia Ambiental ainda recebeu da Investco, empresa que atua na área de ativos elétricos, uma lancha, dois drones, um motor de popa 90hp, uma carreta para carga e dois óculos Google DJI Racing Edition, que auxiliam no controle dos drones.

Presenças

Na solenidade estavam presentes o chefe de gabinete do Governador, Sebastião Albuquerque; o capitão de corveta da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, Marcelo Barroso Lúcio; o presidente interino da Câmara de Palmas, vereador Rubens Uchôa, dentre outras autoridades.

Comentários do Facebook