Ilustração/Pixabay

Com o objetivo de apreender dispositivos de mídia que estariam sendo utilizados para armazenar e também divulgar fotos íntimas de jovens da cidade de Paraíso do Tocantins, a Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 6ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (6ª DEIC), daquele município deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 23, a operação Nympha Erratum.

Durante a ação, que foi coordenada pelo delegado-chefe da  6ª DEIC, Antônio Onofre Oliveira, os agentes deram cumprimento a nove mandados de busca e apreensão em endereços de indivíduos suspeitos de integrar um grupo da rede social WhatsApp que estaria divulgando fotos íntimas de mulheres na cidade.

De acordo com a autoridade policial, as investigações sobre o caso foram iniciadas depois que duas mulheres compareceram a Delegacia e relataram que fotos íntimas suas estavam sendo divulgadas em grupos de aplicativos de conversas e outras redes sociais. “De imediato, foi instaurado inquérito policial para apurar a prática dos crimes de divulgação de fotos íntimas, bem como de associação criminosa, uma vez que supostamente estariam sendo praticado por nove homens que se uniram para divulgar as imagens sem autorização das vítimas”, disse.

No decorrer dos trabalhos investigativos, foi apurado que os indivíduos se utilizavam de métodos de dissuasão para convencer vítimas a encaminharem os “nudes”, envolvendo até promessas em dinheiro que não eram cumpridas. Em outros casos, era realizada invasão do aparelho celular da vítima para obter as fotos. “Uma vez de posse das imagens, os investigados compartilhavam o material no grupo e passavam a “vazar” as imagens. Durante as investigações , foi possível constatar que as fotos das vítimas eram compartilhadas sempre com um comentário depreciativo e pejorativo, rebaixando as mulheres vítimas. As fotos eram divulgadas com o propósito de satisfazer a lascívia dos participantes”, disse o delegado.

A operação foi batizada de Nympha em alusão aos seres femininos da mitologia grega e erratum de enganadas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEsperada há 30 anos, população comemora fim da travessia por balsa com construção da ponte sobre o Rio Manoel Alves
Próximo artigoPancadas de chuvas isoladas com granizo são registradas em alguns pontos de Palmas nesta quinta, 23