Wanderlei Barbosa participou do dia de campo organizado pela Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins / Foto: Ascom

Na manhã desta sexta-feira, 11, em Lagoa da Confusão, o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou de uma reunião com os produtores rurais da região sudoeste do Estado, onde discutiram a importância do plantio de sementes nas várzeas tropicais e visitaram os projetos de pesquisas. O evento, organizado pela Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) contou também com a presença do presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Thiago Dourado, de autoridades e empresários do setor do agronegócio.

O vice-governador destacou o compromisso do Governo do Tocantins de manter a produção, pois no atual cenário de pandemia é o setor produtivo que socorre o Brasil e que tem contribuído com o aquecimento da economia do Estado. “Nosso Governo cuida do setor produtivo, fazemos tudo dentro das leis ambientais. Quem socorre o Brasil neste momento de pandemia é o setor produtivo, por isso defendemos o agronegócio. O governador Mauro Carlesse é um homem que se compromete com o agronegócio, um setor que gera empregos, riquezas e o compromisso do Governo do Tocantins é manter a produção”, afirmou Wanderlei Barbosa.

O plantio de soja nas várzeas teve início em 20 de abril e encerrou em 15 de junho deste ano, após prorrogação de 15 dias solicitada pelos produtores rurais que cultivam sementes da oleaginosa nas várzeas. Atualmente, a maioria das lavouras já se encontra em fase final para a colheita, que se encerra no próximo dia 30.

No dia 19 de fevereiro deste ano, o vice-governador, acompanhado do ex-secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Hallum, se reuniram em Brasília (DF), com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na busca da manutenção da excepcionalidade dessa área para a produção de sementes de soja durante o vazio sanitário. Na segunda quinzena de abril, foi autorizado a continuidade da janela de plantio de sementes de soja nas várzeas tropicais, região que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia e Dueré.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPalmas conta nesta segunda-feira, 14, com o Toque de Alecrim, o mais novo serviço de delivery de refeição
Próximo artigoTocantins registra queda de mortes por coronavírus