Na foto Vice-governador, Superintendente do Basa e Chefe de gabinete da vice-governadoria

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, conversou com o Superintendente Regional do Banco da Amazônia no Tocantins, Marivaldo Melo sobre a prorrogação de Decreto Nº 6072 DE 21/03/2020, que declara estado de calamidade pública em todo o território do Estado do Tocantins, afetado pelo novo Coronavírus (Covid-19), que venceu neste dia 17.  O encontro foi realizado nessa quinta-feira, 17.

O Superintendente explicou ao vice-governador, a importância de a renovação desse reconhecimento para o banco continuar a liberação de linha especial de crédito para os microempreendedores afetados pelo novo Coronavírus.

Wanderlei Barbosa intermediou junto ao Governo do Tocantins e Banco da Amazônia para prorrogar o decreto. Articulou ainda o reconhecimento junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, permitindo assim que os micros e pequenos empresários possam contratar empréstimos com taxas especiais.

De acordo com o vice-governador a prorrogação do decreto será publicado no diário oficial desta sexta-feira, 18. “O Governo do Tocantins, neste momento em que o impacto da pandemia do novo Coronavírus atingiu principalmente os pequenos negócios, tem a preocupação em ajudar as micro e pequenas empresas. Esse incentivo é para que eles possam continuar gerando emprego e renda e continuem contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, destacou.

A linha especial de crédito com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), via Banco da Amazônia, foi liberada após o Estado ter sido o primeiro estado da Região Norte a ter o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, conforme portaria nº 1.073, de 13 de abril de 2020, e publicada no Diário Oficial da União.

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.

De acordo com o superintendente Marivaldo Melo, a linha começa a ser operada pelo banco via plataforma – FNO Emergencial, que será disponibilizada para acesso até a próxima quinta-feira, 23. Para clientes do Banco da Amazônia, o processamento é automático, com a liberação de crédito a partir da solicitação e análise. Para os não clientes do banco, a solicitação será realizada através da plataforma, análise e visitas às empresas. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (91)-4008-3785 (WhatsApp). (Ascom/Elisangela Silva)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm comemoração ao Dia da árvore, Meio Ambiente em parceria com Ruraltins distribui mudas em Palmas
Próximo artigoGoverno prorroga decreto de calamidade pública até dezembro por causa do cenário de pandemia no TO