Cada pessoa poderá levar até cinco mudas para casa

Em comemoração ao dia 21 de setembro, o dia da árvore, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins realiza na próxima semana, dos dias 21 a 25, das 8 horas da manhã às 4 horas da tarde, a doação de duas mil mudas. A distribuição será no modelo ‘drive-thru’ no estacionamento da secretaria que fica na Praça dos Girassóis próximo a Secretaria da Fazenda em Palmas.

A ideia da ação é distribuir mudas de Ipê, Sombreiro e Caroba de forma segura e respeitando todas as normas de prevenção ao novo coronavírus. Cada pessoa poderá levar até cinco mudas para casa.

“Essa ação é de grande importância para nossa cidade principalmente por morarmos em um lugar muito quente. Só com muita árvore e muita sombra conseguiremos amenizar esse clima. Precisamos incentivar as pessoas a plantar e também cultivar árvores”, ressalta Karynne Sotero, Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Semarh (DDS).

Parceiro da ação, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) também vai distribuir sementes nativas do projeto ‘Restaura Tocantins’. O objetivo da ação é incentivar o plantio de árvores, afinal, estudos apontam que uma única árvore adulta transpira em média até 400 litros de água por dia, o que contribui para redução da temperatura criando uma espécie de microclima com uma atmosfera mais amena.

O reflorestamento é uma das ações que ajudam a frear o aquecimento global, tema que foi destaque nesta semana com a passagem do Dia Estadual de Mobilização Contra o Aquecimento Global em 16 de Setembro. A data traz reflexões sobre as causas do aumento da temperatura no planeta, suas consequências para a vida na Terra e como podemos minimizar os impactos que contribuem para este grave problema.

Comentários do Facebook