UBS de referência para covid 19 em Araguaína funcionarão em regime de escala no feriado - Foto: Marcos Filho

Por conta do feriado do dia 7 de setembro, as quatro unidades de referência para atendimento a pacientes com sintomas leves da covid-19 funcionarão em regime diferenciado. Na próxima segunda-feira, elas ficarão fechadas e retornam em regime de escala na terça-feira, dia 8, para garantir o atendimento mesmo com o feriado estadual da padroeira do Estado, Nossa Senhora da Natividade.

Na UBS Albeny Soares (Setor Couto) e Dr. Raimundo Soares (Setor Maracanã), o horário de atendimento na terça-feira, 8, será das 7 às 13 horas.

Nas unidades básicas de saúde JK e José Resende (Alto Bonito), o funcionamento será das 13 às 19 horas, garantindo assim um maior período de atendimento à população. A partir da quarta-feira, 9, o horário de funcionamento das unidades de referência para pacientes com sintomas de covid-19 será normalizado.

Os casos moderados e graves da doença continuarão sendo atendidos sem alteração no horário, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no setor Araguaína Sul.

Quando procurar uma UBS referência

Assim que o paciente identificar sintomas como febre até 38 graus, dor de garganta, coriza e perda de paladar e olfato, que caracterizam os sintomas leves da covid-19, ele deve procurar uma das quatro unidades de referência, onde passarão por atendimento médico e serão orientadas sobre o isolamento social de 14 dias. Conforme a avaliação do profissional, passarão pelo teste para confirmação da doença.

Já sintomas como febre acima dos 38 graus, tosse com ou sem catarro, dor no peito e nas costas, dor de cabeça, dificuldade para respirar e cansaço, caracterizam os casos moderados a graves. Nesses casos, a orientação é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no setor Araguaína Sul. (Felipe Maranhão)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMunicípio do Tocantins relata caso de reinfecção pela covid-19 com sintomas mais graves
Próximo artigoPodemos oficializa candidatura em Palmas e apresenta 30 nomes para concorrer vaga na câmara, confira