Vacina Covid-19 - Foto: Dado Ruvic

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) quer que seja criado no Tocantins um Fundo Estadual para Imunização e Tratamento do SARS-CoV-2.  A proposta apresentada via requerimento, em regime de urgência ao Governo do Estado, busca viabilizar e fomentar a destinação de recursos para aquisição e distribuição de vacinas imunizadoras e medicamentos para tratamento ao vírus à população tocantinense, quando estes forem aprovados pelos órgãos reguladores. “Com o fundo podemos destinar emendas e captar recursos para que possamos imunizar nossa população”.

Segundo Ayres, a proposta é necessária para que o Tocantins esteja preparado para uma ação rápida e assertiva tão logo se tenham medicamentos e vacinas eficientes e seguros contra esse vírus que, infelizmente, vem assolando a população. “A criação de um fundo garante recursos financeiros para acesso ao portfólio de vacinas em desenvolvimento, diversificação de possíveis fornecedores e consequentemente aumento das chances de acesso da população tocantinense à vacina no menor tempo possível, de modo a mitigar os impactos da pandemia de COVID-19”, pontuou o parlamentar.

O deputado ainda ressaltou a importância do desenvolvimento emergencial de medidas autônomas, como já estão sendo promovidas em outros estados brasileiros a exemplo de São Paulo e Paraná, que já organizam parcerias com vacinas em testes de outros países. “Precisamos que o Tocantins também tenha um planejamento de ações voltadas à obtenção de possíveis vacinas contra o Coronavírus, essa é uma prioridade governamental que se impõe” destacou Ayres.

Números no Tocantins

Segundo o último boletim epidemiológico, o Tocantins já ultrapassa os 67.479 casos confirmados do Corona Vírus e 930 obtidos decorrentes da doença. Os números são alarmantes em todo mundo, com agravantes no nosso país, que é o segundo em número de casos do mundo.

Comentários do Facebook