Usina Lajeado
Usina Lajeado

A Usina Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado, informou que a partir das 7h desta quarta-feira (18) vai operar em capacidade máxima por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A empresa que administra a usina, a Investco, alertou para o aumento do nível da água no rio Tocantins.

A cheia pode afetar praias nas cidades de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão. A empresa pediu que a população fique atenta, principalmente nas margens do rio.

A Investco explicou que desde 20 de agosto, quando foi encerrada a temporada de praias, a vazão da usina fica sujeita a oscilações decorrentes da demanda de geração do ONS.

A UHE Luís Eduardo Magalhães possui cinco geradores que juntos têm potência total instalada de até 902,5 megawatts. Ela é uma das maiores de todo o estado e fica na região central. A represa da usina é responsável pela formação do lago de Palmas. (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEnergisa interrompe fornecimento de energia com frequência na região norte de Palmas e deixa moradores irritados
Próximo artigoPromotor quer saber se reeducandos qualificados como brigadistas estão atuando no combate às queimadas