O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na noite desta quarta-feira, 4, que a partir de outubro, todos os servidores públicos passarão a receber o salário no primeiro dia útil do mês. A comunicação aconteceu em reunião com os secretários de estado e presidentes de autarquias realizada na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

“Isso é resultado das medidas de ajustes que tomamos. Foram decisões difíceis, mas necessárias para recuperar a saúde financeira do Estado. Cortamos despesas de todas as naturezas como aluguel de prédios, locação de carros, passagens, diárias, enfim! Tivemos que reduzir a folha de pagamento para buscar o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal. E os resultados estão aparecendo com as obras, com os hospitais funcionando melhor, e para os nossos servidores eu quero dizer que a partir deste próximo mês de outubro, todos irão receber os salários no 1º de cada mês”, afirmou o Governador.

Ainda na reunião com os secretários, o governador Mauro Carlesse assinou a Medida Provisória nº15, de 4 de setembro de 2019, e já publicada no Diário Oficial do Estado do mesmo dia, que altera a Lei 3.369 de 4 de julho 2018, possibilitando a inclusão dos instrumentadores cirúrgicos na Força-Tarefa de cirurgias eletivas que será amplificada nos próximos dias.

A reunião

Os trabalhos foram abertos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, com orientações sobre procedimentos legais e administrativos e teve sequência com apresentações dos secretários da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando, e da Administração, Edson Cabral.

O titular da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) apresentou números sobre a evolução da arrecadação e também demonstrou os dados de cortes de despesas realizados pelo Governo, que resultaram em uma diminuição de gastos com custeio na ordem de R$ 125 milhões no primeiro semestre. “Todas essas medidas de ajustes foram tomadas porque temos uma meta, o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa é a meta que é perseguida por nós todos os dias e estamos cada vez mais próximos de conseguir”, afirmou.

Já gestor da Secretaria da administração (Secad) apresentou dados sobre os gastos com folha de pagamento e orientou aos demais secretários sobre a impossibilidade de aumento de servidores no quadro de pessoal do Estado, devido a necessidade de o Tocantins chegar ao enquadramento na LRF. “Temos que pensar no Estado daqui a frente, não podemos planejar o futuro com a cabeça no Tocantins do passado. Temos que fazer mais com menos, otimizar custos, aproveitar melhor os talentos e fazer uso da tecnologia. Se for o caso, até fazer remanejamentos, mas nesse momento, não é possível acréscimo de pessoal”, frisou.

Após as apresentações, cada gestor utilizou a palavra para apresentação de relatório de ações e para discussão de temas comuns da administração. A reunião que teve início às 18 horas desta quarta-feira, foi finalizada às 0h20 desta quinta-feira, 5.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado do Tocantins quer proibir cobranças de taxas extras a personal trainers
Próximo artigoTodos os servidores receberão salários no dia 1º, anuncia Governador Carlesse