Presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro
Presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, destacou o empenho do governador Mauro Carlesse em cumprir a decisão de retornar o salário de todos os servidores para o dia 1º.

“O anúncio do governador faz com que ele cumpra mais um acordo com o servidor público que é a efetivação do pagamento no primeiro dia 1º de cada mês. Esse é um compromisso que ele tinha com o servidor e ele já vinha conversando há um bom tempo com sindicato”, afirmou.

Cleiton Pinheiro destacou a importância da mudança e parabenizou o Governador pela decisão. “Tem duas importâncias fundamentais na decisão. A primeira é que o servidor volta a regularizar sua vida financeira com alguns compromissos que ele tinha como, por exemplo, a data de vencimento de boletos que resultavam no pagamento de juros e multas. Outro ponto é mais específico para o próprio Estado, que deixava de fomentar durante dez dias a economia. Eram dez dias que não circulavam esse dinheiro dentro do nosso mercado interno deixando de gerar impostos e renda para todos os tocantinenses”, destacou o presidente do Sisepe.

“Então fica aqui minha manifestação parabenizando o governador Mauro Carlesse por esse compromisso cumprido com o servidor público”, complementou Cleiton Pinheiro.

Entenda

Desde 2015, os servidores públicos do Governo do Tocantins passaram a receber os seus salários, que eram pagos no dia 1º, apenas no dia 12 de cada mês.

Quando assumiu o Governo do Estado de forma interina em 2018, o Governador Mauro Carlesse se comprometeu com a classe de servidores a regularizar o pagamento de todos os servidores para o dia 1º de cada mês.

Ainda no mês de maio de 2018, o Governador Mauro Carlesse determinou que cerca de 60% dos servidores do Estado voltassem a receber no 1º. Nesse grupo estavam incluídos os trabalhadores que recebiam entre 2.800 e R$ 3.380 (Educação). Os demais continuavam a receber entre o dia 8 e 12 de cada mês. Posteriormente, o valor aumentou e padronizou em R$ 3.100 para todos os servidores.

Com a decisão anunciada nesta quarta-feira, 5, todos os servidores do Governo passam a receber o seu salário no dia 1º de cada mês. “Isso é resultado das medidas de ajustes que tomamos. Foram decisões difíceis, mas necessárias para recuperar a saúde financeira do Estado. Cortamos despesas de todas as naturezas como aluguel de prédios, locação de carros, passagens, diárias, enfim! Tivemos que reduzir a folha de pagamento para buscar o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal. E os resultados estão aparecendo com as obras, com os hospitais funcionando melhor, e para os nossos servidores eu quero dizer que a partir deste próximo mês de outubro, todos irão receber os salários no 1º dia útil de cada mês”, afirmou o Governador.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Tocantins quita folha de agosto; outubro todos servidores públicos receberão no 1º dia útil
Próximo artigoJovem é morta com requinte de crueldade dentro da loja onde trabalhava no sul do Estado