Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nessa manhã (04) a Operação Mensageiro, visando desarticular grupo criminoso responsável por invasões ao sistema da Caixa Econômica Federal – CAIXA – visando recebimento ilegal de Seguro Desemprego.

Aproximadamente 40 Policiais Federais cumprem oito Mandados Judiciais de Busca e Apreensão, seis Mandados de Prisão Temporária e um afastamento cautelar da função pública, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas, para cumprimento nos municípios tocantinenses de Palmas, Gurupi e Oliveira de Fátima, além de Parauapebas/PA, Canaã dos Carajás/PA, Imperatriz/MA e Brasília/DF.

Segundo a investigação, o grupo criminoso invadia os sistemas da CAIXA e alterava o endereço de cidadãos que estavam recebendo regularmente o seguro-desemprego. Após,
solicitava-se novo cartão do cidadão, que era encaminhado ao endereço previamente alterado pelos criminosos. De posse dos cartões, o grupo realizava o recadastramento da senha em casas lotéricas e, na sequência, efetuavam o saque de uma parcela do seguro-desemprego, impedindo o saque pelo titular do benefício.

Até o momento, as investigações apontam quase 12 mil endereços alterados na CAIXA pela organização criminosa, o que pode resultar num prejuízo de aproximadamente 15 milhões de reais ao Fundo de Amparo ao Trabalhador- FAT.

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado, corrupção ativa e corrupção passiva, cujas
penas somadas podem chegar a vinte e seis anos e meio de reclusão.

O nome da operação faz alusão a uma das facetas da quadrilha, consistente na cooptação
de funcionário dos correios, responsável pela entrega irregular dos cartões.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDesperdício, caixas com remédios são descartadas ao lado de posto municipal de saúde em Palmas
Próximo artigoPalmas: Vereador Jucelino solicita entrega de títulos a moradores da região de Taquaruçu