Avicultura
Avicultura

O panorama e as perspectivas dos setores da avicultura e suinocultura em nível internacional, nacional e regional foram tema de palestra ministrada na tarde desta quinta-feira, 13, como parte da programação do 2º Congresso e Feira de Tecnologia para Pesca e Aquicultura do Matopiba (Piscishow) e 1º Congresso e Feira de Avicultura, Suinocultura e Lacticínios Agrofamiliar e Empresarial (Avisuleite). Os eventos estão sendo realizados em Palmas até o próximo sábado, 15.

A palestra, ministrada pelo diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes, teve moderação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). Representando o secretário Alexandro de Castro Silva, o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Vilmar Carneiro, enfatizou, na ocasião, a importância e a qualidade das informações trazidas pela Associação.

Ariel Mendes pontuou um cenário otimista para o Tocantins no que diz respeito à avicultura e suinocultura. “Primeiro, porque é um estado produtor de grãos, e milho e farelo de soja são a base da alimentação de frango e de suínos; além disso, tem uma outra característica importante no Estado que é crédito, com o Banco da Amazônia”, afirmou. Outra vantagem para o Estado, na avaliação do diretor da ABPA, diz respeito à logística. “Hoje, um grande diferencial também é a questão do modal de transporte, tanto para escoamento para o mercado interno quanto para exportação pelos portos do Norte do Brasil”, considerou.

O incentivo do Governo do Estado ao desenvolvimento da agroindústria e agropecuária também foi destacado pelo palestrante. “O Tocantins tem um governo do Estado que apoia o setor da agroindústria, o setor pecuário. Então isso faz uma diferença bastante grande. As perspectivas são boas”, disse, vislumbrando esta região, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o Matopiba, como “a nova fronteira para a avicultura e a suinocultura”. “E isso deve acontecer no curto e médio prazos”, adiantou.

Os Congressos

Intitulada “Panorama da Avicultura e Suinocultura  no Brasil e no Mundo – Perspectivas para o Tocantins”, a palestra de Ariel Mendes é uma das diversas temáticas em evidência nos congressos, que tiveram início na manhã desta quinta e acontecem simultaneamente no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. O Governo do Estado apoia os eventos, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE). Além da Seden, estão presentes no estande institucional a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e pecuária e o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins).

A 2ª Piscishow e o 1º Avisuleite são realizações da revista Cerrado Rural e Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet) e visam contribuir com o desenvolvimento da produção de proteína animal na região do Matopiba, por meio da difusão de tecnologias para estes setores.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGrupo de trabalho sobre Código Florestal deve reunir estados do Matopiba
Próximo artigoUsina da ‘Bunge’ é multada novamente por incêndio em área rural de Pedro Afonso