Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Kátia Abreu anuncia visita de investidores chineses ao TO e diz que só ‘Deus’ a impede de ser candidata ao Governo
    TOCANTINS

    Kátia Abreu anuncia visita de investidores chineses ao TO e diz que só ‘Deus’ a impede de ser candidata ao Governo

    Por Norte do Tocantins11 de setembro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Senadora Kátia Abreu
    Senadora Kátia Abreu

    A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira, 11, disse que investidores chineses vêm ao Tocantins, ainda este mês de setembro, para conhecer o potencial de produção agrícola do Estado. A parlamentar esteve naquele país, no início deste mês, a convite da Universidade de Pequim para falar sobre o potencial agropecuário da região do Matobipa, que compreende os Estados do Tocantins, Piauí, Maranhão e Bahia.

    “A China não é qualquer país, a China é o país do dinheiro, dos investidores. Muita gente tem dinheiro e quer investir fora da China e o Brasil é um atrativo, porque a China consome muito alimento e eles sabem que o Brasil é aprazível e apropriado para a produção de grãos sem nenhum problema. Temos uma visita agendada, agora para setembro. Eles virão conhecer o Matopiba, sobretudo o Tocantins. Vamos levá-los para conhecerem as fazendas, apesar de estar seco agora por causa do período fora da chuva, mas nós temos grandes rios que podem produzir com irrigação”, defendeu.

    Agroindústria

    Kátia, que preside a Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), também falou sobre as dificuldades que o setor da agroindústria do Estado está passado. “Nós, às entidades de classe, temos que falar muito sério sobre a industrialização do Tocantins, porque as poucas indústrias que têm no Estado estão fechando. A Granol, em Porto Nacional, por exemplo, fechou por falta de produto. O produto está sendo escoado para fora do Tocantins e não sobra para esmagar. Nós estamos perdendo no mínimo 300 empregos naquela empresa” informou.

    A presidente da Faet ainda refletiu sobre o pedido de redução da alíquota do ICMS do boi vivo, de 7% para 4% para comercialização fora do Estado. “Claro que o imposto quanto menos melhor, mas qual a consequência disso? Eu não posso pensar em curto prazo, eu preciso pensar em médio e longo prazo, porque o sonho dos produtores era que as empresas frigoríficas viessem para o Estado. Agora que estamos com as empresas frigoríficas aqui nós vamos abrir para o boi gordo ir abastecer os frigoríficos de outros Estados? É claro que o preço não pode dá prejuízo para o produtor, mas nós temos que negociar isso internamente. Sentar produtores e frigoríficos para estudar qual é a diferença de pauta que está causando transtornos. Resolvemos os problemas é com diálogo e não fazendo a pior das intenções que é o caminho da desindustrialização do Estado. Nós não temos condições morais de fazer isso com os tocantinenses. Nós queremos é atrair empresas para gerar empregos para os tocantinenses”, defendeu.

    Eleições 2018

    Mais uma vez a senadora disse que é pré-candidata ao Governo do Estado e assumiu que “somente Deus impedirá sua candidatura. “A única coisa no mundo que pode impedir a minha candidatura é Deus ou se nas pesquisas eu aparecer com 2% ou 5%. Se a população não me quer eu não vou forçar a barra.”

    Fundo partidário

    A parlamentar assumiu que é contra e vai votar contra o Fundo Partidário, que está sendo discutido no Congresso Nacional. “Vou votar contra se o Fundo Partidário for um dinheiro novo. Eu não sou hipócrita preciso de dinheiro para a campanha, mas sobre qualquer custo e preço não! Eu não voto à favor de tirar um bilhão, 2 bilhões de dentro do dinheiro da União. O dinheiro já está todo destinando, baste olhar o orçamento, não sobra dinheiro pra nada, não adianta falsificar, mentir, porque vão querer com isso tirar dinheiro da saúde, da educação. Sou a favor do fundo partidário, sou contra o fundo público e contra o financiado privado, por que não tira das emendas parlamentares?” questionou, reforçando que não aceita retirar dinheiro da saúde para financiar campanha eleitoral.

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorTJ revoga Prisão Preventiva do empresário ‘Duda’
    Próximo artigo Michel Temer confirma presença no lançamento das obras de construção da Ponte de Xambioá
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa destaca potencial energético do Tocantins em painel realizado em Lisboa

    2 de junho de 2026

    CNJ revoga liminar e autoriza a retomada do concurso para juiz substituto do TJTO

    2 de junho de 2026

    TCE fiscaliza hospitais municipais de Silvanópolis e Brejinho de Nazaré em novas ações do TCE de Olho

    1 de junho de 2026

    Tocantins lidera ranking de Educação no Norte e registra 3º maior crescimento do país nos últimos três anos

    1 de junho de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.