O Fórum Tocantinense de Combate a Corrupção (Focco – TO) encaminhou esta semana aos prefeitos de todas as cidades do Estado, uma Recomendação conjunta com condutas a serem adotadas pelos gestores e equipes de transição nos governos municipais após as eleições de outubro de 2016.

O objetivo é disponibilizar informações e orientações para que as normas de transição de um mandato para outro sejam devidamente cumpridas pelos agentes públicos municipais, evitando prejuízos para a administração pública e à sociedade.

O documento traz disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre os deveres referentes a transparência da gestão, a prestação de contas e o equilíbrio das contas públicas, bem como os instrumentos de transparência e divulgação da gestão fiscal, entre outros temas.

Entre as recomendações figuram medidas como a garantia de acesso a informações da administração municipal às equipes de transição dos candidatos eleitos; a apresentação ao órgão competente da prestação de contas de todos os convênios celebrados com os governos Estadual e Federal, disponibilizando ainda ao respectivo sucessor eleito toda a documentação necessária para a prestação de contas de convênios cujo prazo vença após 31 de dezembro de 2016.

O objetivo principal do Focco é garantir que  os gestores atuem com transparência, mantenham em dia o pagamento da folha de pessoal e se abstenham de praticar atos que consubstanciem discriminação fundada em motivos políticos;

O Fórum ainda ressalta que o descumprimento da Recomendação pode ocasionar a  promoção de ações penais e improbidade administrativa.

Assinam o documento os membros do Focco-TO:  representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas, Advocacia-Geral da União, Controladoria-Geral da União, Controladoria-Geral do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União.

Comentários do Facebook
Artigo anterior“Grandes devedores querem eleger candidato do Cachoeira para não pagar impostos”, diz procurador
Próximo artigoMusafir sofre ação judicial por descumprir decisão que determina instalação de UTI pediátrica em Araguaína